Descubra como encontrar um fabricante ou fornecedor para sua loja virtual

Descubra como encontrar um fabricante ou fornecedor para sua loja virtual

Quando você decide criar uma loja virtual e encontra um nicho de mercado, é hora de pensar no mix de produtos que serão vendidos. Às vezes, o lojista não se dá conta, mas existem vários fatores que precisam ser avaliados, começando pela escolha de um fabricante ou fornecedor.

Dependendo do nicho de mercado que você for trabalhar, a variedade de fornecedores pode mudar bastante. Quanto mais específico for seu segmento, mais complicado será achar um fornecedor. Em casos como esse, alguns lojistas optam pela fabricação do seu próprio produto. Para te ajudar nesta etapa, preparamos este post com dicas para encontrar um fabricante ou fornecedor ideal.

Por onde começar

Antes de começar a pesquisa, é preciso definir que tipo de fabricante ou fornecedor você vai trabalhar. Além de te dar um direcionamento, essa definição ajudará nas suas pesquisas, deixando-as mais específicas. As opções mais comuns são essas:

  • fabricante: que vai produzir sua própria ideia de produto;
  • fornecedor: atacadista ou distribuidor, para adquirir marcas e produtos existentes;
  • dropshipping: modalidade de venda sem estoque, livre de logística.

Nacionais x Internacionais

Nacional ou internacional, qual a melhor opção para meu e-commerce? Esta é uma pergunta bem comum feita por lojistas que estão procurando por um fabricante ou fornecedor. Tudo vai depender da sua necessidade e tipo de produto, afinal as duas fontes possuem suas vantagens e desvantagens.

Nacional

Vantagens:

  • Maior qualidade na fabricação dos produtos;
  • Sem barreira de idioma;
  • Facilidade de comunicação;
  • Acesso fácil aos fabricantes/fornecedores com boa reputação;
  • Agilidade na entrega;
  • Maior segurança referente aos pagamentos.

Desvantagens:

  • Custo elevado de fabricação;
  • Sem muita variedade de produtos.

Internacional

Vantagens:

  • Custo reduzido com fabricação;
  • Maior número de fabricantes/fornecedores;
  • Serviços (como o Alibaba) facilitam a navegação entre fornecedores.

Desvantagens:

  • Qualidade inferior dos produtos;
  • Padrões de trabalho mais baixos;
  • Barreira de idioma dificulta comunicação;
  • Dificuldade para avaliar um fabricante/fornecedor;
  • Demora na entrega;
  • Diferenças culturais nas práticas de negócios;
  • Importação de produto e liberação na alfândega;
  • Segurança nos pagamento.

Busca de fabricante ou fornecedor

Depois de definir o tipo de fornecedor ou fabricante e avaliar as fontes nacionais e internacionais, é hora de começar suas pesquisas. A internet é uma das primeiras opções que pensamos quando se trata de busca de informações, afinal ela nos proporciona comodidade e facilidade na utilização.

Pesquisas no Google

Atualmentec conseguimos pesquisar qualquer coisa no Google. Geralmente encontramos o que desejávamos nos primeiros resultados de busca. Porém, quando se trata de fabricantes e fornecedores, essa busca pode ser um pouco mais demorada.

Normalmente, os sites são antigos (quando existe site), sem muitas informações e muito menos otimizados para SEO. Por esses e outros motivos, essas empresas não aparecem nas primeiras páginas do Google. Portanto, talvez você tenha que ir além e navegar pelas outras páginas para encontrar mais fornecedores.

Diretórios online

Os diretórios online podem ser uma ótima opção de busca, afinal contém perfis de centenas de fabricantes e fornecedores. Selecionamos alguns dos diretórios nacionais e internacionais mais utilizados:

Nacionais:

  • ThomasNet
  • Makers Row
  • MFG
  • Kompass

Internacionais:

  • Alibaba
  • AliExpress
  • IndiaMart

Indicações

Pedir indicações para amigos e familiares talvez seja uma das melhores formas de encontrar um fabricante ou fornecedor ideal para seu e-commerce. Afinal, você consegue fazer um filtro e identificar quais se encaixam melhor com seu modelo de negócio. Procurar nas redes sociais também é uma alternativa útil. Através da fanpage da empresa, você pode ter uma noção da sua reputação e popularidade.

Abordagem

Ao encontrar um fabricante ou fornecedor que atenda suas necessidades, chegou o momento de entrar em contato como ele. A principal pergunta feita pela maioria dos lojistas é: “quanto custa?”. Mas, se no primeiro contato com o distribuidor você fizer esta pergunta, as chances de ele nem terminar de ler seu e-mail são muitas. Por isso, é preciso planejar como será seu primeiro contato.

Para não ser ignorado, seu e-mail não pode ser longo e nem ter perguntas em excesso. Você precisa ser claro e conciso, evite contar muito sobre a história de sua empresa e foque em suas dúvidas. Pergunte apenas o que é realmente necessário para avaliá-lo. Existem algumas informações básicas que podem te ajudar:

  • Quantidade mínima de pedidos: a quantidade mínima pode variar dependendo do fornecedor e tipo de produto. Tome cuidado, talvez o pedido mínimo deste distribuidor seja maior do que você consegue pagar;
  • Amostras de produto: é natural que o lojista solicite uma amostra do produto antes de comprá-lo. Isso também varia de empresa para empresa, algumas cobram o valor total, outras oferecem descontos ou mesmo enviam uma amostra grátis;
  • Preços de produção: uma das perguntas mais esperadas é sobre o preço dos produtos. Você pode perguntar o preço para diversas quantidades e também se oferecem descontos para compras maiores;
  • Prazo de entrega: o prazo para entrega dos produtos é algo muito importante. Afinal, pode ser crucial no fechamento de um pedido em sua loja virtual;
  • Formas de pagamento: existem empresas que solicitam o pagamento integral nas primeiras compras. Sabemos que montar um estoque é um dos custos mais altos no e-commerce, portanto, saber a forma de pagamento de seu fabricante ou fornecedor é fundamental.

Sem dúvida, encontrar fabricantes ou fornecedores não será uma tarefa fácil. Para a maioria dos lojistas, essa será uma nova experiência. Mas é preciso ter um pouco de paciência e não desistir, pois depois que encontrar os parceiros ideais será muito mais fácil.

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