Entenda o que é CRO e como ele pode ser útil em seu e-commerce

Entenda o que é CRO e como ele pode ser útil em seu e-commerce
Dai 26 de outubro de 2020 Blog

Se trabalha com e-commerce, provavelmente já está habituado às estratégias de marketing digital e também atento às taxas de conversão. Como isso é fundamental para o sucesso do negócio, algumas ferramentas são indicadas, como é o caso do CRO.

Mas, o que é CRO?

A sigla significa Conversion Rate Optimization — em português, Otimização da Taxa de Conversão, é uma estratégia voltada para a otimização frequente de diversos aspectos do e-commerce, com o intuito de melhorar o fluxo de visitas.

O objetivo principal do CRO é tornar a loja mais eficiente e trazer retorno através de uma taxa de conversão maior. A estratégia também visa trazer mais autoridade e destaque em meio à concorrência, além de diminuir o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Como aplicar o CRO?

Antes de aplicar o CRO, é necessário saber qual a taxa de conversão que você quer melhorar, afinal existem muitas. Para um e-commerce, normalmente o objetivo é aumentar as taxas de vendas no site. Separamos algumas dicas:

Segmentação

Oferecer uma experiência segmentada e customizada é fundamental para criar uma relação forte com o consumidor. Com o Conversion Rate Optimization, você pode otimizar seu e-commerce para oferecer uma experiência que supra as dores do seu cliente.

Pesquisas

Pedir a opinião do usuário é uma ótima maneira de mostrar que você se importa com ele e está interessado em evoluir e melhorar a sua experiência. Com isso, você constrói uma relação de troca e fideliza seus clientes.

Chatbots

Os chatbots são assistentes virtuais, utilizados para o cliente se comunicar com o suporte da empresa. Com eles, além de melhorar a comunicação, você oferece um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana com um custo baixo.

Automatização

Ferramentas de automação para identificar a jornada do cliente na loja virtual é essencial para engajar o usuário. Através de e-mails automáticos de confirmação de ou feedback, você continua o relacionamento com o público fora do site. Com isso você aumenta as chances de retorno e consegue uma segmentação personalizada.

Experiência

Através de testes, é possível coletar dados sobre o cliente e construir sua persona, identificando os pontos de interesse dela em seu site. Ao saber o que chama atenção e o que dificulta a experiência do usuário, você otimiza seu e-commerce.

Existem ferramentas específicas que auxiliam nesse processo chamado de mapeamento de calor, como Hotjar e Crazy Egg.

Vamos começar?

Agora que você já entendeu o que é CRO e viu como otimizar seu e-commerce é fundamental, já pode colocar em prática.

Além da otimização, é interessante pensar na velocidade do seu site, ou seja, o tempo que as páginas levam para carregar. Atualmente a velocidade está muito ligada a experiência do usuário e com certeza aumenta as taxas de conversão.

Por último, mas não menos importante, estude a possibilidade de aplicar o remarketing em sua loja. Desta forma você consegue se reconectar com um usuário que já demonstrou interesse no seu produto e está mais disposto a utilizar novamente.

E por aí, já utiliza ou conhecia essa técnica? Conta pra gente nos comentários!

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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