Como garantir uma entrega rápida em seu e-commerce

Como garantir uma entrega rápida em seu e-commerce

Além de realizar a compra com facilidade, o cliente espera receber o produto dentro do prazo informado. Entretanto, essa parte nem sempre acontece como o planejado. Muitas vezes, pela localidade do cliente, o prazo de entrega aumenta. Além disso, por alguma falha durante o processo, o produto acaba se perdendo, o que também gera um atraso na entrega.

Sabemos que essas situações são prejudiciais para o e-commerce, afinal gera insatisfação e possível cancelamento da compra. Por isso, é fundamental ter uma entrega rápida e garantir a fidelização e a recorrência dos clientes.  Mas como fazer isso?

Um pouco dos dados

Segundo a 39º edição do Webshoppers, em 2018 as entregas realizadas dentro do prazo prometido ficaram acima dos 80% nas cinco regiões do país:

  • Norte: 82% dos pedidos entregues no prazo;
  • Nordeste: 81% dos pedidos entregues no prazo;
  • Centro-oeste: 84% dos pedidos entregues no prazo;
  • Sudeste: 87,6% dos pedidos entregues no prazo; e
  • Sul: 88,1% dos pedidos entregues no prazo.

Independente da sua região, melhorar esse número é uma meta não é mesmo? Queremos  te ajudar a alcançar isso, vamos lá!

Sistema logístico

Primeiramente para garantir uma entrega rápida no seu e-commerce você precisa de um sistema logístico. Para fazer o controle do armazenamento dos produtos, a movimentação e o transporte dos pedidos, um sistema como este é indispensável.

O ERP se encaixa perfeitamente, pois controla todo o fluxo de vendas da loja virtual e do estoque, além de oferecer outras vantagens como: integrações, emissão de boletos bancários, emissão de nota fiscal e NFe, fidelização do cliente e relacionamento com o cliente.

Modelo de entrega rápida

Esse modelo de entrega permite um envio muito mais ágil, diferente dos prazos comuns. Apesar de cobrar uma taxa mais alta do consumidor, essa ainda é uma boa opção, especialmente para quem tem pressa em receber o produto. A entrega rápida pode ocorrer de três formas:

– Entrega expressa: normalmente feita por transportadoras, que não têm restrições de tamanho ou preço de encomenda. É uma boa alternativa para entregas urgentes, perecíveis ou com valor agregado. É importante saber que esse tipo de entrega considera a localidade do cliente, podendo haver limite de abrangência.

– Correios: o Sedex dos Correios é bem comum, e oferece diversos serviços de entrega rápida (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Sedex).  Se você utiliza os Correios, é interessante considerar algumas das opções do Sedex para agilizar suas entregas.

– Same Day: a modalidade que permite a entrega no mesmo dia já é realidade em muitos e-commerces. Porém, esse modelo apresenta restrições como área de abrangência e o horário de finalização da compra. Vale a pena considerar essa opção.

Centros de distribuição

Outra forma de oferecer uma entrega rápida em seu e-commerce, é contar com diversos centros de distribuição. Se a sua loja virtual envia produtos para o todo o Brasil, descubra quais regiões possui maior recorrência e crie pontos de entrega mais próximos. Assim, você torna a entrega nessas localidades mais rápida e garante a satisfação dos consumidores.

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Deixe sua pergunta nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

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