Preparando uma equipe para seu e-commerce

Preparando uma equipe para seu e-commerce

Mesmo que sua operação de e-commerce seja pequena, montar uma boa equipe é fundamental para ter sucesso. Apesar de muitos lojistas colocarem isso em segundo plano, julgando não ser tão importante, ter uma equipe ágil e capacitada faz muita diferença.

São várias atividades desempenhadas diariamente nos bastidores de um e-commerce. Começando com o contato e negociação com os fornecedores, análise da concorrência, a escolha e análise do mix de produtos, controle de vendas e de estoque, análises de comportamento, de desempenho, de vendas, de marketing etc.

Faz parte dos trabalhos dessa equipe também, fazer a gestão financeira (métodos de pagamento, aprovação, análise de risco), logística, separação, embalagem e expedição dos produtos. Além disso, toda a parte de marketing como campanhas nas redes sociais e mídias pagas, planejamento e execução das ofertas, análise de SEO etc. Por fim, não podemos esquecer do atendimento ao consumidor, desde o pré ao pós-venda.

Agora que você conferiu as muitas atividades executadas por essa equipe, compreende a importância de um time capacitado. Além disso, uma das coisas que deve ser levada em conta, são os valores da empresa. Por isso, procure por profissionais que se encaixam ao seu modelo de negócio.

Mas depois de contratar, o que fazer?

Depois de montar a sua equipe, o próximo passo é o treinamento. Afinal, são muitas tarefas e atividades bem específicas, que exigem treino e conhecimento. Explique tudo, até aquela função que pareça mais óbvia. Mostre como funciona todas as etapas do e-commerce, qual seu público-alvo, produtos, processos etc.

Nesta etapa, você já terá uma noção do que os colaboradores conseguem fazer e quanto tempo levam em cada tarefa. Com isso, já consegue analisar se a quantidade de profissionais é suficiente para suprir as necessidades da operação ou se precisa contratar mais.

Não esqueça de motivá-los! Quando um colaborador se sente motivado, torna o trabalho em equipe melhor, um ambiente mais harmonioso e alegre, o que vai interferir diretamente no seu atendimento com o consumidor. Dê feedback e compartilhe novas ideias e/ou sugestões, essa é uma ótima maneira de valorizar e inserir o colaborador em seu negócio.  

Em alguns casos, não vale a pena contratar tantos colaboradores, como em um período sazonal onde há uma alta demanda, por exemplo. Neste cenário, terceirizar os serviços pode ser uma ótima opção. Serviços de  marketing, finanças ou tecnologia, podem ser contratados a parte.

Um exemplo bem comum, é a contratação de um programador. Nem sempre, haverá demanda que justifique a permanência fixa deste profissional, afinal existem encargos mensais e responsabilidades. A Signativa lançou recentemente um serviço de terceirização de mão de obra chamado de Outsourcing SaaS, onde as empresas podem contratar horas mensais e ter profissionais a sua disposição.

Pronto! Agora você já tem sua equipe e pode começar sua operação com a garantia de bom atendimento e qualidade e agilidade nos processos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no final do post, vamos adorar respondê-lo.

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