Os 7 erros mais comuns de logística em um e-commerce

Os 7 erros mais comuns de logística em um e-commerce

Todos nós ficamos ansiosos quando compramos algo pela internet. Nosso desejo é que o produto seja enviado rapidamente e não suportamos longos prazos de entrega. Na verdade, essa demora é responsável por muitas desistências na hora do fechamento do pedido. Por isso, é preciso estar atento a vários pontos da administração de sua loja virtual – alguns dos erros mais comuns de logística no e-commerce, podem ser resolvidos com planejamento e organização. Para te ajudar a evitá-los, preparamos uma lista com os problemas mais recorrentes e suas respectivas soluções. Veja abaixo:

1. Não controlar o estoque
Não ter um controle eficiente do estoque é um dos erros mais comuns de logística. Se o cliente compra um produto que não está disponível, ele ficará frustrado e pode não retornar a sua loja. Por isso, lembre-se de controlar todas as mercadorias que entram e saem, criando um sistema de organização impecável. Também é importante fazer relatórios com os itens mais e menos vendidos, para saber onde você deve (ou não) investir.

2. Não criar processos de expedição
É preciso pensar em formas de agilizar a preparação da mercadoria para envio. Não esqueça que um pedido errado gera despesas para a loja virtual, portanto, defina um processo padrão de expedição. Se você tiver um estoque físico, separe seus produtos por ordem alfabética, cores ou peso – o que for mais adequado para seu modelo de negócio. Tenha em mente que manter tudo em ordem economiza tempo.

3. Limitar as opções de frete
Ofereça mais de uma opção de frete aos seus clientes. Se você costuma vender para regiões próximas a sua, aposte em formas de entrega como motoboys, office-boys e até bicicletas. Esses métodos alternativos economizam dinheiro e trazem benefícios para os dois lados. De quebra, ainda é possível ajudar o meio ambiente e utilizar esse diferencial como estratégia de venda.

4. Escolher embalagens pelo preço
Ninguém espera receber seus produtos mal embalados, danificados ou jogados de qualquer jeito dentro de uma caixa. Esse também é um dos erros mais comuns de logística em um e-commerce, pois a escolha da embalagem é tão importante quanto todas as outras etapas. Além disso, um pedido enviado de qualquer jeito não passa uma imagem positiva e pode gerar publicidade negativa para a marca.

5. Falta de rastreamento
Não saber onde o produto está é algo negativo para os dois lados. O rastreamento da mercadoria é algo fundamental – além de permitir que o lojista monitore o pedido, também deixa o cliente mais tranquilo. Com essa função, é possível enviar avisos automáticos, informando cada etapa do processo de entrega. Portanto, você deve contratar uma transportadora que disponibilize esse acompanhamento.

6. Cálculo inadequado do frete
O frete é algo indispensável em um e-commerce e se não for calculado de forma adequada, pode trazer prejuízos. Ele precisa ser configurado no painel administrativo da loja, mas nem todas as pessoas conseguem fazer essas configurações. Por isso, alguns lojistas decidem contratar uma empresa especializada em gerenciamento de frete, o que garante um cálculo preciso.

7. Não planejar a logística reversa
A logística de um e-commerce vai muito além de contratar uma transportadora para entregar um produto. Quando um cliente compra algo online, ele não consegue senti-lo ou saber se a cor é realmente a que ele esperava. Por isso que as trocas ou devoluções são comuns em um e-commerce. Se você não tiver um planejamento de logística reversa, pode colocar sua loja em risco, afinal, existe um custo em toda essa operação.

Perceba que com planejamento e organização, é possível reverter e evitar algumas situações críticas. Fique atento aos pontos citados acima e reveja suas estratégias se for necessário. O importante é não ser mais uma loja que comete erros comuns de logística, que prejudicam o lucro e causam desconforto para os lojistas e clientes.

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