Como oferecer uma experiência de compra personalizada aos seus clientes

Como oferecer uma experiência de compra personalizada aos seus clientes

Para obter sucesso no comércio eletrônico, as lojas virtuais precisam se reinventar frequentemente. Você já sabe que não adianta fazer mais do mesmo. Para chamar a atenção do público, é preciso inovar e encontrar maneiras de se distanciar da concorrência. Uma das melhores maneiras de fazer isso, é oferecer uma experiência de compra personalizada aos seus clientes. Isso porque a maioria das plataformas têm um padrão, e não levam em consideração os diferentes segmentos das empresas. Portanto, cabe ao lojista preparar seu e-commerce para encantar o consumidor e, consequentemente, converter mais. Saiba como fazer isso:

Crie um ranking com os produtos mais vendidos
A primeira coisa que você pode fazer para que o cliente tenha uma experiência de compra personalizada, é criar um ranking com os produtos mais vendidos em sua loja. Lembre-se de que algumas pessoas podem acessar seu site apenas para procurá-los, sendo assim, insira na página inicial os itens que são queridos pelos consumidores. Além de facilitar a venda para esse público específico, você também estará promovendo a marca para o restante dos visitantes.

Aposte no cross e up-selling
Cross e up-selling são estratégias de vendas muito comuns no e-commerce. No cross-selling, você oferece produtos complementares ao item principal, criando uma necessidade no cliente. Já no up-selling, a ideia é sugerir um produto mais caro, com mais recursos ou de melhor qualidade. As duas táticas são utilizadas para fazer com que o usuário compre mais, mas também servem para gerar uma experiência de compra personalizada.

Segmente os conteúdos
Para obter resultados ainda melhores, você pode segmentar os conteúdos de sua loja virtual. Por exemplo: se um cliente visita constantemente a categoria de bolsas, quando ele retornar ao site, você não precisa mostrar um banner de brincos. Em vez disso, é possível exibir banners com ofertas de bolsas. Isso certamente causará um efeito muito mais positivo nesse consumidor.

Customize os resultados de busca
Customizar os resultados de busca contribui diretamente para a melhora da experiência de compra personalizada do cliente. Se alguém pesquisa por cadeira, mostre as cadeiras mais vendidas e mais acessadas em determinado período. Seja criativo e customize esse campo como achar mais adequado. Essa prática simples pode ser responsável por alavancar suas vendas.

Personalize os e-mails
Saia da mesmice e crie e-mails diferenciados para seus clientes. Já que eles recebem mensagens em diversas etapas, por que não tornar essa prática mais significativa? Para isso, envie e-mails com recomendações baseadas no comportamento do usuário ou em suas compras recentes. Personalize o conteúdo que será enviado e tente mostrar que ele foi feito especialmente para o cliente.

Realize testes A/B
Por fim, para saber se as suas alterações estão dando resultado, realize testes A/B. Eles são essenciais para identificar as preferências dos usuários. Além disso, é possível testar todas as funcionalidades da sua loja: descrições dos produtos, botões, layout, entre outras coisas.

E aí, o que acha de começar a oferecer uma experiência de compra personalizada aos seus clientes? Seguindo as dicas acima, certamente você terá consumidores mais satisfeitos e uma taxa de conversão bem maior.

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