7 ferramentas gratuitas de produção de conteúdo para gerar engajamento

7 ferramentas gratuitas de produção de conteúdo para gerar engajamento

Com tantas opções de marketing disponíveis, o empreendedor muitas vezes fica sem saber por onde começar ou onde investir. Sabemos que, melhor que vender, é gerar o engajamento do público, pois assim ele se torna um cliente fiel e gera mais de uma compra. Mas, a grande questão é: como fazer isso? Achamos que a produção de conteúdo seja um dos caminhos. Portanto, se você também acredita nisso, confira esse post. Separamos 7 ferramentas que vão te ajudar.

1 – GIPHY

O Giphy é uma das 7 ferramentas que vamos te indicar para começar a produzir conteúdo. Como o próprio nome diz, ela serve para gerar gifs, que são uma forma positiva de chamar a atenção do consumidor atualmente.

O gifs não servem apenas para entreter o público com algo “engraçado”. Você pode utilizá-los para explicar algo ao seu cliente, como usar um app, por exemplo. Além disso, pode interagir com o consumidor nos comentários das redes sociais, se sua empresa já usar uma linguagem mais informal.

Com esta ferramenta, você consegue acessar uma biblioteca de gifs já existentes ou criar a sua própria a partir de um vídeo do YouTube ou de vídeos que você tenha filmado com o celular, por exemplo. O GIPHY oferece muitas opções de edição, além da possibilidade de incorporar seu gif hospedado no próprio site ou baixar o arquivo e salvar em outro local.

2 – Meme Generator

Se você quiser utilizar memes em sua comunicação e atendimento ao cliente, o Meme Generator pode te ajudar. Eles são uma boa maneira de criar identificação com o público da Geração Y ou Millennials, porém não servem para todas as marcas.

Caso sua empresa se encaixe nesse perfil mais “descontraído”, vale a pena usar essa ferramenta para criar esse conteúdo e interagir com o público. Uma dica é encontrar memes atemporais, ou uma tendência, e adaptá-los de acordo com as necessidades da sua marca.

3 – Fake iPhone Text Generator

Você provavelmente já viu na internet capturas de tela de conversas engraçadas pelo iPhone. Apesar de pouco convencional, essa pode ser uma das ferramentas que te ajudarão na produção de conteúdo. Você pode usá-la para “descontrair”, anunciar um evento ou promoção imperdível ou se comunicar de forma criativa.

Porém, em vez de inventar e criar essas conversas manualmente, você pode usar o Fake iPhone Text Generator para obtê-las em questão de segundos.

4 – Lumen5

O Lumen5 é uma das ferramentas gratuitas para auxiliar na produção de conteúdo mais interessantes, afinal se trata da criação de vídeos editoriais. Sabemos que os vídeos são ótimas opções para gerar engajamento com o público, mas nem sempre as empresas sabem como usá-los.

Os vídeos editoriais, por exemplo, são uma alternativa para aqueles artigos longos ou até os artigos curtos em forma de listas. Com o Lumen5 você consegue criar esse tipo de conteúdo e carregá-los diretamente para as redes sociais e outras plataformas.

Você consegue importar um post ou script do blog (ou começar do zero), escolher uma biblioteca de fotos e trilha sonora, fazer ajustes no texto e o upload do vídeo onde quiser.

5 – Canva

O Canva é uma ferramenta para você criar designs com layouts profissionais sem a necessidade de conhecimento técnico. Com ele você pode criar apresentações, post de imagens para redes sociais etc, utilizando o recurso de arrastar e soltar.

Ele é muito usado por empresas que gostam de trabalhar com citações ou frases de inspiração e motivação, como é o caso da área fitness ou de produtividade. Outra grande vantagem da ferramenta é que ela já oferece as dimensões ideais para cada rede social específica (Facebook, Instagram etc).

6 – Playbuzz

O Playbuzz é um conjunto completo de ferramentas para a produção de conteúdo interativo. Ele permite a criação de conteúdo incorporável, no estilo do Buzzfeed, e compatível para compartilhamento. Além disso, oferece a função de integração de comentários e compartilhamento do Facebook.

Existem muitas possibilidades para o uso da ferramenta, como criar testes, um slideshow com uma lista de dicas, ou até escrever uma publicação no estilo Buzzfeed.

7 – Qzzr

Os testes são verdadeiros queridinhos. Eles oferecem conteúdo interativo, divertido e podem ser mais fáceis de fazer do que a gente imagina. O Qzzr é a última das ferramentas gratuitas que vamos te indicar hoje para a produção de conteúdo, e ele está relacionado à criação de testes.

O site permite criar 3 tipos de testes: testes de personalidade, testes de listas e testes com pontuação. Os testes têm o potencial de criar um loop viral, ou seja, você faz o teste, vê o resultado, compartilha com seus amigos nas redes sociais, alguns deles também fazem o teste e assim por diante.

A produção de conteúdo tem o potencial de ser muito mais do que a criação de artigos para o blog. Como vimos, você pode trabalhar com conteúdos originais, de forma interativa, envolvente, divertida e inovadora para atrair e fidelizar clientes. Ferramentas não faltam, cabe ao empreendedor analisar seu mercado e definir quais delas se encaixam em seu perfil.

Já utiliza alguma ferramenta para a produção de conteúdo? Compartilhe com a gente sua experiência.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.