9 ferramentas de SEO para alavancar os acessos da sua loja virtual

9 ferramentas de SEO para alavancar os acessos da sua loja virtual

A busca pelo melhor posicionamento nos mecanismos de busca como Google, requer uma série de ações e acompanhamentos. Isso se deve pela quantidade de regras estabelecidas para filtrar qual o melhor conteúdo e qual deve estar entre as primeiras posições. Trabalhar ou verificar essas regras de SEO sem a ferramenta adequada é algo quase impossível.

Pensando nisso, listamos algumas ferramentas e serviços que vão ajudar a otimizar o SEO de sua loja virtual para estar entre as mais bem ranqueadas.

1 – Ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Uma das principais estratégias para melhorar o SEO em uma loja virtual ou marketing de conteúdo, é a pesquisa de palavra-chave. Dentre muitas variantes, o Google usa as palavras-chave presentes no conteúdo para determinar qual é o melhor resultado para quem está pesquisando. Existem ferramentas que auxiliam na criação de listas de palavras-chave, separamos algumas:

Google Keyword Planner

O Keyword Planner é uma das ferramentas mais utilizadas na pesquisa de palavras-chave. Com ela, é possível verificar a quantidade de buscas por qualquer palavra-chave, sugestão de keywords e informações como custo estimado por clique. É recomendada nas fases iniciais do brainstorm de palavras-chave, entretanto procure outras ferramentas para auxiliar no trabalho de expressões como palavras-chave “long tail” (cauda longa).

Übersuggest

Como o próprio nome diz, o Übersuggest é outra ferramenta que sugere palavras-chave. Basicamente, você digita um termo e ele mostrará sugestões de palavras que são frequentemente utilizadas com a que você digitou.

O destaque dessa ferramenta é a extração de palavras-chave long tail. Você digita “uniformes” e ele pode sugerir algo como “uniformes para futebol”, por exemplo. Com esta ferramenta você pode conseguir termos que antes não teria pensado, além disso é um bom complemento ao Keyword Planner.

2 – Ferramentas para análise on-page

A otimização on-page é essencial para que seu trabalho de SEO tenha sucesso. De um modo simples, envolve todas as regras de conteúdo de sua loja virtual, por exemplo, título, url amigável, qualidade das imagens entre outros. É uma etapa fundamental e você precisa ter uma ferramenta de auxílio nesta fase. Separamos as 3 principais ferramentas de análise on-page para te ajudar, confira:

Screamingfrog

Esta é a ferramenta mais completa em relação a otimização on-page, ela faz a análise total de sua página considerando todas as regras de SEO. O Screamingfrog possui versão gratuita, mas limitada. A análise completa requer a versão paga, porém é o tipo de investimento que vale a pena para quem pretende ter uma boa análise on-page.

Google Search Console

Ferramenta gratuita do Google, o Search Console é imprescindível para uma boa estratégia de SEO. Ela trabalha muito bem com o Analytics e por ser uma ferramenta do principal mecanismo de busca do mercado, já nos diz muita coisa.

O Search Console, que antes era Webmaster tools, faz toda a análise on-page de sua loja virtual, além disso possui alertas e notificações em caso de penalidades ou outro fato  importante.

Google Pagespeed

A velocidade de resposta da sua loja tem grande relevância no rankeamento. O Google Pagespeed é uma ferramenta do Google que ajuda na avaliação do tempo de carregamento. É muito simples de utilizar, basta colocar a url da sua loja e ele fará toda a análise de desempenho. Arquivos com maior tempo de resposta, imagens de tamanho grande e tempo de resposta do servidor são informados através desta ferramenta.

O Google Pagespeed é uma ferramenta que deve ser consultada periodicamente, já que com o tempo, sua loja aumenta a quantidade de acessos, recursos e atualizações, o que pode impactar no tempo de resposta total.

3 – Ferramentas de análise off-page

Basicamente, SEO Off-page (Link Building) são links direcionados para sua página. Na prática, quando outros sites usam links apontados para o seu, estão te ajudando automaticamente perante aos mecanismos de busca. Conheça algumas ferramentas para SEO Off-page:

Majestic SEO

Ferramenta de uso simples, basta inserir a url que você deseja verificar os backlinks e ele trará todo o relatório para você. Além disso, oferece uma análise da qualidade desses backlinks usando duas métricas: Citation Flow e Trust Flow.

Entre as funcionalidades do Majestic SEO, destacam-se: comparar URLs para verificar quais competem a respeito dos links, verificar texto âncora de cada link, verificar domínios que fazem referência e histórico de links. É uma ferramenta paga, porém com versão gratuita de recursos limitados.

Open Site Explorer

A Open Site Explorer é uma ferramenta completa para SEO Off-page, ela é usada em duas métricas importantes quando falamos em SEO: autoridade de domínio e da página. Além disso, possui funcionalidades de análise nas redes sociais Facebook e Twitter.

Ela é baseada em outra ferramenta chamada SEO MOZ, e por isso, possui outras funcionalidades da mesma. É uma ferramenta paga e também com versão gratuita limitada.

4 – Monitorar o posicionamento

Se você executou suas ações de SEO para alavancar o posicionamento da sua loja virtual, é hora de monitorar os resultados obtidos. Listamos algumas ferramentas para verificar se suas ações estão funcionando:

SEMrush

Uma das principais ferramentas para monitoramento, o SEMrush possui funcionalidades para otimização de busca e também para monitoramento de posições. Com o monitoramento é possível ver desempenho de cada palavra-chave, taxa de evolução no posicionamento, filtrar por datas, ver keywords, e adicionar keywords.

Pro Rank Tracker

O Pro Rank Tracker é uma ferramenta de monitoramento paga e seu foco principal é o posicionamento das palavras-chave. Ela possui ótimos relatórios, histórico completo e painel com gráficos para monitoramento.

Além da análise para o Google, a ferramenta também preocupa-se com o acompanhamento em outros mecanismos importantes como Yahoo! e Bing.

Agora que você já conhece algumas ferramentas de SEO, é hora de começar a aplicar em sua loja e alavancar as vendas. Conhece alguma outra ferramenta? Coloque nos comentários para ajudar outros lojistas. Se ainda não possui uma loja virtual, clique aqui e conheça nossa plataforma.

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