7 ferramentas gratuitas para profissionalizar seu e-commerce

7 ferramentas gratuitas para profissionalizar seu e-commerce

Após criar uma loja virtual, você começa a perceber que tem que correr contra o tempo para se adaptar às novas tendências. Sempre surgem novas funcionalidades e muitas vezes, você não sabe nem do que se trata ou não tem dinheiro para investir. Está sentindo que precisa profissionalizar seu e-commerce, mas não tem muita verba para isso? Para te ajudar nessa missão, preparamos esse post, com 7 dicas de ferramentas gratuitas que irão melhorar o desempenho de sua loja.

1. Google Analytics

Uma das vantagens de ter uma loja virtual, é o fato de podermos mensurar quase todos os resultados. Com o Google Analytics, você consegue fazer isso de forma eficaz, analisando as taxas de conversão e rejeição, número de visitantes, tempo de navegação, origem do tráfego, qual foi o dispositivo utilizado, palavras mais buscadas, entre outros fatores. Portanto, o Analytics é imprescindível para o crescimento do seu e-commerce.

2. Google Webmaster Tools

Agora chamado de Search Console, esta é outra ferramenta gratuita criada pelo Google. Com ela, você consegue fazer uma análise profunda do SEO de sua loja, entendendo como o Google lê seu site. Além de apresentar os erros para indexação, a ferramenta faz sugestões de melhorias a fim de aumentar sua relevância. Através dela, é possível gerar diversos relatórios, desde palavras-chave, até descrições e títulos.

3. Google Trends

Esta ferramenta mostra os termos mais populares buscados no Google. O interessante de utilizar o Google Trends, é que você consegue acompanhar as tendências do mercado e assim estar sempre atualizado. Ele serve também para nortear o lojista na escolha do mix de produtos para sua loja virtual, dando prioridade aos que têm mais procura. Entendendo o gosto do consumidor, existem mais chances de conversões.

4. Similar Web

Se você quer saber informações sobre a concorrência, o Similar Web é uma ótima opção. Através desta ferramenta, é possível analisar profundamente seus concorrentes, as ações que estão fazendo, seus posicionamentos, quais palavras-chave e fontes de tráfego estão utilizando, entre outros indicadores.

5. TinyPNG

O TinyPNG é uma das ferramentas gratuitas para personalizar seu e-commerce. Sua finalidade é deixas as imagens mais leves. Você carrega a imagem que deseja utilizar, e ele reduz o peso sem danificar a sua qualidade. O interessante de usar um programa desses, é que o carregamento da página ficará mais rápido, melhorando assim a experiência do usuário.

6. MailChimp

O MailChimp é uma solução para envio de campanhas de e-mail marketing. Além de ser uma das ferramentas gratuitas, ela é bem intuitiva. Você consegue tirar vários relatórios, analisar taxas de abertura e de clique, fazer teste A/B, entre outras funcionalidades. É gratuita até 12.000 e-mails enviados e para uma base de 2.000 nomes.

7. Heat Map

Como o próprio nome diz, o Heat Map mostra os mapas de calor do seu site, ou seja, partes onde o cliente clicou ou passou o mouse. Através deste recurso, você consegue entender o que agrada seu público e melhorar as áreas que não despertaram muito interesse. Os mapas são atualizados constantemente, assim, você pode ver em tempo real se as alterações que fez estão dando certo.

Se começar a utilizar algumas das ferramentas acima, com certeza seu e-commerce irá deslanchar. Faça análises, teste e avalie os resultados, sempre buscando melhorar a experiência do usuário. Se tiver alguma outra sugestão de solução grátis para ajudar outros lojistas, deixe nos comentários abaixo!

Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.