Google Analytics: Por que usar em suas estratégias?

Google Analytics: Por que usar em suas estratégias?

O Google Analytics  foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation e foi adquirido pela Google em abril de 2005.  O Google Analytics é uma ferramenta que monitora o tráfego em qualquer loja virtual, site ou blog. Esta ferramenta é capaz de identificar a taxa de exibição de uma página, localização geográfica do visitante e forma como chegou na página (através de links dentro de outros sites, buscadores ou diretamente pelo endereço).

Além disso, através do Google Analytics é possível identificar qual o sistema operacional, navegador, resolução de tela, entre outros, tudo isto em períodos diários, semanais, mensais e anuais.

Muitas pessoas acreditarem que o Google Analytic seja apenas uma ferramenta de monitoramento de tráfego. Porém, os relatórios gerados por ele são uma poderosa ferramenta para no planejamento e na tomada de decisões em uma loja virtual. Para você aproveitar esta ferramenta da melhor forma, separamos alguns fatores para ficar de olho no seu e-commerce com a ajuda do Google Analytics.

Taxa de conversão: avalie a porcentagem de clientes que realmente compram em sua loja virtual, quanto maior a taxa de conversão melhor.

Fonte do tráfego: identifique de onde as pessoas que acessam sua página estão vindo. Esta informação é muito importante, afinal quando você sabe de onde as pessoas estão vindo (Facebook, por exemplo), você pode direcionar suas ações.

Visitante únicos: no campo visitantes únicos no Google Analytics, você pode identificar a quantidade de indivíduos que visitam o seu site, quanto mais visitantes únicos, melhor.

Visitantes de retorno: aqui você consegue verificar quais os  visitantes que voltaram ao seu site ou e-commerce após o primeiro acesso. Este tipo de informação é interessante pois você consegue medir se as ações de marketing e o e-commerce em si estão de acordo com as expectativas do consumidor.

Taxa de rejeição: é a porcentagem de visitantes que entram em uma pagina do site e imediatamente sai. A taxa de rejeição só acontece quando uma pessoa acessa apenas uma página do site.

Geográfico: neste campo você pode verificar os países e estados que visitam o seu estado assim como idioma dos usuários que visitam o seu site.

Popularidade dos produtos: aqui você consegue visualizar os produtos mais procurados e os menos procurados em sua loja. Com esses dados você pode organizar melhor seu mix de produtos, seu estoque e dar mais destaque aos produtos mais populares.

É possível também criar metas para verificar a frequência que os usuários do seu e-commerce realizam determinada ação ou chegam até determinado nível de navegação. Por exemplo, uma página de “obrigado pelo seu pedido” ou a página de detalhes de um produto que você deseja avaliar a popularidade. A ferramenta oferece muitas possibilidades, conheça melhor as funcionalidades do Google Analytics e faça suas vendas decolarem.

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