Como usar o Google Analytics em seu e-commerce

Como usar o Google Analytics em seu e-commerce

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta para qualquer negócio online. Como o próprio nome já diz, este recurso analisa toda a estratégia digital, desde  características simples como o perfil de consumo do cliente, até a forma como ele atua como acessos, páginas visitadas, etc.

Ao analisar os resultados, é possível compreender os pontos fortes e fracos da empresa e assim planejar ações focadas no perfil do cliente.

Essa incrível ferramenta poderá alavancar suas vendas de vez. Entretanto, para evitar o abandono de carrinho, é necessário configurá-la da maneira correta. Pensando nisso, criamos este post com as principais informações, explicando como usar o Google Analytics em seu e-commerce. Confira!

Criando a conta

A criação da conta no Google Analytics é gratuita e deve ser associada à uma conta no Google AdWords, se a loja virtual utilizar os links patrocinados. É indicado fazer essa integração mesmo que ainda não anuncie no Google, pois quando utilizar, todo esse processo já estará pronto.

Diferente de sites tradicionais, onde você vai direto para a obtenção do código, na configuração do e-commerce é necessário informar sua atividade ao Google, para que o algoritmo consiga fazer o cálculo adequado ao modelo de compras.

Depois de cadastrar e configurar a conta, é preciso copiar o código javascript e colar no código da sua loja. Desta forma, o Google Analytics consegue monitorar todas as informações do site.

Configurando

O Google Analytics fornece muitas informações sobre o comportamento dos clientes, porém nem todo dado obtido é útil. Por isso, é necessário ter uma configuração personalizada. Foque em alguns pontos importantes como:

  • Moeda e frete: Identificar a moeda das transações, assim como informações de frete, não são obrigatórios, porém facilitarão muito a análise dos resultados;
  • Funil de conversão: Os funis de conversão são importantes para compreender em qual etapa o cliente está com dificuldades para realizar a compra. Assim você consegue ajustar os detalhes e tornar o processo de compra cada vez melhor;
  • Buscas: a ferramenta Google Analytics permite identificar quais são os produtos mais procurados no site e também o comportamento do consumidor ao navegar;
  • Remarketing: este recurso também oferece a possibilidade de captar as informações dos visitantes e viabilizar o remarketing.

Extraindo dados

Através do Google Analytics, é possível identificar a origem do tráfego, idade, sexo, tempo de sessão, número de visitantes únicos e recorrentes, taxa de conversão e muito mais.

Além disso, a ferramenta fornece qual é a taxa de rejeição, que tipo de pesquisa foi feita antes de chegar à loja e quantas páginas foram visitadas. Com isso, é possível cruzar dados para ter resultados mais precisos.

Fazendo testes A/B

Chamados de experimentos no Google Analytics, os testes A/B servem para identificar qual elemento tem mais conversão. Através de pequenas alterações, como peças visuais, é possível acompanhar os resultados obtidos em cada um e verificar qual teve o melhor desempenho.

Sem dúvida, o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para quem tem um e-commerce. Ao monitorar os resultados, você conseguirá apostar em ações mais direcionadas ao seu público e consequentemente lucrar mais. Por isso, realize a configuração corretamente e desfrute ao máximo o potencial deste recurso.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.