A importância do suporte no e-commerce

A importância do suporte no e-commerce

Contar com um bom suporte no e-commerce, é crucial para o seu sucesso. Além de manter uma loja virtual eficiente, o suporte poderá garantir clientes satisfeitos e com isso o aumento da sua lucratividade.

Enquanto alguns processos como a escolha da plataforma, formas de pagamento e ações de marketing, estimulam as vendas, o suporte serve como ponto de ajuda para o cliente.

Se você ainda não está convencido como esse tipo de atendimento pode solucionar os problemas do consumidor, sejam eles pequenos ou grandes, continue essa leitura.

Qual a importância do suporte no e-commerce?

É possível compreender facilmente a importância do suporte, comparando uma loja virtual com uma loja física. Quando estamos em uma loja física e queremos saber de algo, ver um produto ou temos dúvidas, chamamos o vendedor não é mesmo? Na loja online a necessidade é a mesma e isso se resolve com o suporte.

Todo e-commerce precisa ter um atendimento imediato e eficiente. Afinal, se o consumidor ficar com alguma dúvida, pode desistir da compra. Por isso, é interessante fornecer um número de telefone para contato ou chat para orientar o cliente. O investimento em um suporte de qualidade para o e-commerce irá otimizar suas vendas, afinal as tornam mais humanizadas e menos automáticas.

O funcionamento do suporte no e-commerce acontece em 3 etapas: pré-venda (onde ocorre o primeiro contato do cliente com a sua marca), venda (onde o consumidor está preparado para realizar a compra, mas pode ficar com dúvidas) e pós-venda (onde o cliente já realizou a compra mas pode precisar de ajuda).

É fundamental manter um alto nível de atendimento em todas essas etapas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a venda em si não é a única fase importante, é preciso dar atenção a todas elas.

O ideal é que seu atendimento seja omnichannel, ou seja, os canais de atendimento físicos e virtuais sejam integrados. Para isso, estabeleça um padrão de qualidade para os contatos realizados presencialmente, por e-mail, telefone, chat, whatsapp, redes sociais etc.

Como prestar o melhor suporte?

Para ter um suporte de qualidade, você deve ser rápido e objetivo nas respostas. Não enrole o cliente, fale a verdade e tente resolver seu problema o mais breve possível. Sua equipe deve ser treinada constantemente, assim o e-commerce ganha a confiança e a satisfação do consumidor.

Atualmente é importante atender pelas redes sociais, afinal elas facilitam o contato. Monitore o que as pessoas falam da sua empresa, se existe alguma reclamação ou elogio.

Em alguns casos, o consumidor precisará enviar imagens ou escrever algo mais extenso. Por isso, é interessante disponibilizar algum e-mail para o suporte e checar sua caixa de entrada constantemente para não deixar ninguém sem resposta.

Além disso, utilize alguma ferramenta de interação. Através dela, sua equipe consegue determinar prioridades e oferecer um atendimento integrado, facilitando todo o processo.

Por fim, não esqueça do FAQ. Crie uma área específica no seu e-commerce para listar as principais dúvidas. Certamente isso reduzirá o tempo médio de atendimento e o número de solicitações de contato, afinal consegue esclarecer rapidamente muitas dúvidas.

Agora que você já compreendeu a importância do suporte no seu e-commerce, pode dar uma atenção especial para esta área e obter mais sucesso em suas ações. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

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