O poder da integração na transformação digital

O poder da integração na transformação digital
Dai 22 de junho de 2021 Blog

O mercado de e-commerce está em expansão acelerada, principalmente no último ano. Essa transformação digital não seria possível sem a integração. Confira neste post a importância dessa função no comércio eletrônico.

Em qualquer negócio digital, é necessário dar atenção às integrações de sistemas e desenvolvimento de APIs. Afinal, isso poupa tempo, reduz custos, aumenta a produtividade e ainda melhora a experiência de compra.

A transformação digital

A transformação digital é um tema muito comentado nas estratégias das empresas. E é impossível realizar esta transformação sem integrações. A automatização dos dados em vários sistemas acelera processos, permitindo que a empresa explore novas ideias para seu negócio.

Existem alguns aspectos que todo varejista deveria estar atento: 

  1. Chatbots

Os chatbots e outros tipos de assistentes virtuais ganharam muito espaço ultimamente. Essa tecnologia faz com que o cliente tenha acesso ao atendente humano somente depois que as principais dúvidas e problemas sejam resolvidos pela tecnologia.

A integração do chatbot aos bancos de dados dos clientes é fundamental, afinal assim a empresa tem muitas informações para resolver os problemas, gerar insights e prever problemas futuros.

  1. APIs para negócios B2B

Para os negócios B2B, o uso intensivo de integrações por meio de APIs facilita o desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos mais fluida, gerando mais eficiência e produtividade para todos os players envolvidos no processo. 

  1. Inteligência Artificial e machine learning

Todo o processo de integração costuma ser complexo e demandar tempo e dedicação. Mas existem formas de melhorar isso, como utilizando sistemas de Inteligência Artificial e machine learning. Desta forma, é possível construir robôs de mapeamento dos projetos, facilitando o processo e reduzindo os custos das integrações.

  1. Internet das Coisas (IoT)

A internet das coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando com o usuário, por meio de sensores inteligentes e softwares. O crescimento do número de dispositivos de IoT exige que eles também sejam integrados aos sistemas. 

Os ganhos de velocidade, precisão no estoque,  automatização de promoções entre outros, só são possíveis graças à integração. 

O tema deste post é o poder da integração na transformação digital, e é justamente isso que ela é. Imprescindível para as operações online conseguirem operar com toda eficiência, agilidade e complexidade que o mercado exige. Ter uma boa governança das integrações de TI é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.

Se ficou com alguma dúvida, ou quer compartilhar com a gente sua experiência, deixe um comentário no final do post. Vamos adorar!

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Post your comment