Logística Fracionada: entenda como funciona esse tipo de transporte

Logística Fracionada: entenda como funciona esse tipo de transporte

O mercado virtual está cada vez mais atrativo, fazendo com que os pequenos e médios empresários saiam da informalidade e procurem no e-commerce uma fonte de renda estável. Com esse crescimento, a necessidade da utilização de serviços como logística fracionada tendem a aumentar.

Muitos lojistas, enfrentam dificuldade na hora de escolher a empresa que fará o envio de suas mercadorias. Nesse processo, ouve-se bastante sobre logística fracionada, porém muitos deles não sabem do que se trata.

Por isso, preparamos esse post para te ajudar a entender como funciona esse tipo de transporte. Confira.

O que é logística fracionada?

O conceito de logística ou carga fracionada no meio logístico diz respeito ao transporte de pequenas remessas. Aqui, o valor do frete é cobrado apenas referente à mercadoria embarcada. Portanto, quem deseja enviar uma mercadoria não precisa fretar um veículo exclusivamente para aquela carga.

Por exemplo, você quer enviar uma mercadoria de São Paulo para o Rio de Janeiro, com a logística fracionada você não precisa contratar um veículo específico para esta entrega, e sim apenas uma transportadora que atue com esse tipo de carga. Neste caso, ela irá coletar a sua mercadoria e de outros clientes com o mesmo destino e compartilhar o mesmo veículo.

A grande vantagem desse tipo de transporte é a economia no valor do frete, que consequentemente refletirá no aumento de lucro, tão importante para o pequeno e médio empreendedor. Reunindo várias encomendas, a transportadora otimiza seu trabalho e consegue repassar valores mais justos e acessíveis aos lojistas.

Cuidados com a transportadora

Apesar de ser uma ótima estratégia para reduzir custos e otimizar o processo, a logística fracionada pode causar problemas se mal executada, como atrasos e mercadoria extraviada. Por isso, é imprescindível contratar uma transportadora de confiança.

Trabalhar com encomendas de clientes diferentes, requer muita experiência, planejamento e tecnologia. Transportadoras experientes precisam investir e melhorar seus processos logísticos sempre. Fique atento na hora de contratar.

Geralmente elas possuem um sistema de rotas e gerenciamento das cargas, dos terminais, dos centros de distribuição, da frota e dos funcionários. Esse tipo de trabalho é chamado de rede logística inteligente e seu objetivo é fazer com que as encomendas sejam enviadas corretamente, de maneira rápida e segura.

Alguns mecanismos podem ser observados para definir se a transportadora é segura:

  • Rastreamento completo da encomenda;
  • Utilização de sistemas automatizados (sorter);
  • Seguro de 100% das cargas embarcadas;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Monitoramento de entrega via aplicativo;
  • Otimização da rota logística;
  • Qualificação constante da equipe;
  • Terminais e centros de distribuição avançados.

Ficou com alguma dúvida sobre logística fracionada? Então deixe sua questão nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.