Mais do que importante, um layout bem feito é indispensável para sua loja!

Mais do que importante, um layout bem feito é indispensável para sua loja!

Mais do que importante, um layout bem feito é indispensável para sua loja!

O Layout da sua loja está entre os itens mais importantes?

Se te perguntassem, qual é a prioridade do seu site hoje, o que você responderia? Se dissesse que a prioridade é vender, com certeza não estaria equivocado, porém há um outro detalhe antes, que deve ser levado em consideração. Seu site deve ser interessante para quem o visita. E você sabe porque? Pois assim, ele se torna atrativo e consequentemente, mais vendas podem ser fechadas. Há diversas formas de otimização, para que sua loja venda mais. Clique aqui e fique por dentro!

A famosa frase: “a primeira impressão é a que fica”, se encaixa perfeitamente neste caso, afinal, se você acessar uma página, e se deparar com um site que tenha péssima aparência, seja pobre nos detalhes e com cores que não combinam, mesmo que inconscientemente sua vontade de finalizar uma compra, será quase zero. Mas o que acontece quando você abre uma página que é clara, bem organizada, com “doses de informação” na medida certa e fotos em alta qualidade? Provavelmente você permanece nela, e poderá comprar até mais do que pretendia no início, certo? Então esse é o nosso assunto de hoje: o layout do seu site e como encantar seus clientes através deles.

No e-commerce, a beleza conta muito, assim como a elegância e a sofisticação dos itens que você escolhe para estarem na página do seu site. Quando se opta por um layout personalizado, você tem o poder de influenciar na escolha do consumidor, para que ele permaneça ou não na sua loja. Além disso, um layout exclusivo é capaz de transmitir credibilidade e confiança, pois os seus clientes podem entender que o serviço oferecido é feito com mais dedicação e isso é bastante positivo para o seu negócio. Saiba mais sobre formas de personalização, clicando aqui.

Economizar no desenvolvimento visual da sua loja, pode ser o primeiro passo para o fracasso do seu negócio online. A contratação de um profissional conceituado é primordial e deve ser a primeira medida tomada por você. A princípio, sua atenção deve estar voltada para a home do seu site, pois é nela que se concentra o primeiro olhar do seu cliente. A página inicial deve estar sempre repleta de novidades e é de extrema importância que canais como redes sociais estejam bastante visíveis, pois os consumidores utilizam destes meios para obter mais informações sobre os produtos e serviços oferecidos por você.

Pesquisar os sites dos concorrentes, assim como verificar que tipo de ferramentas e recursos eles utilizam, e de que forma você pode adaptar a ideia em seu site, são boas práticas a serem adotadas. Analisar o seu público alvo e desenvolver um layout totalmente voltado para eles, também pode ser uma grande sacada.   

Veja aqui dicas valiosas, repassadas por nosso especialista…

Mas afinal, o que um layout precisa para ser bom? Conversamos com Andrson Barbara, Diretor de Operações da Signativa e Certificado Front-End Magento, que explicou: “Não existe receita pronta, cada caso é um caso. Mas, fique atento aos detalhes, crie um ambiente confortável aos olhos, com equilíbrio de cores. Seja criterioso na confecção dos banners promocionais da sua loja. Sua loja precisa transmitir credibilidade e uma boa forma de imprimir esta característica é utilizando selos de segurança, compras parceladas no cartão de crédito, primeira troca grátis, entre outras características que poderão fazer seu cliente se sentir mais confortável para comprar na sua loja”.

Outro ponto interessante é que se você possui uma loja física, o seu e-commerce deve conter elementos que remetam a sua loja, por exemplo as cores e o logo, assim, seu cliente já sentirá uma certa familiaridade quando acessá-lo. O cabeçalho e o rodapé também não devem conter muitas informações. Estes itens devem transmitir apenas informações necessárias e relevantes. Como a regra é ler da esquerda para direita e de cima para baixo, os itens de destaque devem ser inseridos em locais estratégicos, e sempre respeitando o esquema acima.

E com o Mobile, devo me preocupar?

A resposta é sim! Um grave erro que muitos clientes costumam cometer é investir apenas no layout para desktop e esquecer dos dispositivos móveis. Segundo o site Exame.com, uma pesquisa realizada em 2015, 46% da população brasileira já realizava pagamentos através de dispositivos móveis e hoje este número só deve aumentar. Com esta porcentagem bastante expressiva, você não pode correr o risco de perder essa fatia de mercado, por não ter um site adaptado para mobile.  

A adaptação de uma plataforma para a outra pode ser sim onerosa, mas o retorno é garantido. É claro que tudo dependerá dos acessos que você já possui em sua loja, mas o que não pode acontecer é você não atender seu cliente, de onde ele quiser comprar.

O que não pode faltar no meu layout?

  1. O logo de sua empresa (identidade visual);
  2. Botão comprar diferente das demais cores, para destacar;
  3. Banners promocionais (estes também devem ser bem feitos e pensados);
  4. Informações de central de atendimento, com e­mails e telefones;
  5. Campo de busca visível;
  6. Menu com principais categorias de produtos, como: Lançamentos, Promoções, Destaque…
  7. Produtos com fotos, nome completo e preço;
  8. Links para redes sociais (é sempre interessante que um ícone simbolize estes campos, para que eles sejam facilmente encontrados);
  9. Ícones que redirecionem para informações como: garantia, política de frete, saiba como pagar e outras regras de compra;
  10. Opção para avaliação do produto;
  11. Link para realização de cadastro na loja;
  12. Imagens das formas de pagamento aceitas no site;
  13. Horários de atendimento dos canais de contato;
  14. Selos de segurança da página (estes devem ser inseridos o mais perto possível do botão comprar. Isso dá confiança ao seu cliente no momento do fechamento da compra);
  15. Ordenação de produtos por preço ou ordem alfabética;
  16. Opções de filtragens por atributos como: marcas, tamanhos e cores.

É importante que o layout leve o seu cliente rapidamente ao passo final, que é o checkout. Algumas empresas optam por, no momento do fechamento da compra, inserir formulários e acabam retardando o fechamento da compra. Definitivamente isso não é uma boa prática, pois o momento do checkout deve ser o mais fácil e “limpo” possível, para que não se abram brechas para que o cliente desista no meio do caminho.   

As cores também são muito relevantes, pois há diversos estudos de casos, que comprovam a influência que elas têm sobre nós. Faça uma pesquisa então das cores que mais combinam com seu negócio e depois é só ter cautela ao combiná-las.

Tudo pronto? Então agora é hora de testar!

Essa parte é tão importante quanto o que já foi dito, afinal, se tudo estiver pronto, mas alguns itens não funcionarem, de que adianta? Então agora é hora de testar, analisar cada detalhe e melhorar os pontos que ainda precisam.

Se o seu layout está sendo apenas reformulado ou melhorado, é recomendado que você não mude tudo de uma vez. Faça modificações aos poucos, para que seus clientes não se sintam perdidos, e ainda reconheçam seu site.

Depois de todos os detalhes prontos, é hora de colher os frutos de um layout bem projetado e desenvolvido. O layout pode impulsionar a navegação pelo seu site e é uma das principais peças para que o seu negócio surta o efeito desejado. Boa sorte!

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