Up-sell e cross-sell: como o marketing de conteúdo pode gerar mais vendas para seu e-commerce

Up-sell e cross-sell: como o marketing de conteúdo pode gerar mais vendas para seu e-commerce

O que custa mais, conquistar um novo cliente ou manter sua base de clientes? Se você tem dúvida sobre a resposta, aqui vai uma dica: o ativo mais importante de uma empresa é sua base de clientes. E para utilizar essa base a favor dos seus negócios, o marketing de conteúdo torna-se um agente fundamental, já que garante resultados únicos para quem tem um e-commerce. Um deles é a oportunidade de aumentar o up-selling e o cross-selling do seu negócio entre os clientes.

Mensagem personalizada
Uma das premissas do marketing de conteúdo é personalizar mensagens para cada consumidor. Isso significa segmentar o público-alvo e criar listas de e-mail, produzir conteúdo específico para cada persona em cada estágio do funil de vendas, monitorar o comportamento desses usuários nas redes sociais, entre outras ações que englobam o mundo do marketing digital. O grande trunfo do content marketing é justamente este: entender os clientes como prospects com características únicas. Uma boa estratégia de marketing digital aplicado ao e-commerce vai garantir:
• Redução de esforço de venda
• Processamento de pedidos mais exatos
• Análise das necessidades atuais do mercado.

Up-Selling e Cross-Selling
O foco nos clientes é a base das estratégias para convencer o consumidor a comprar outros produtos/serviços ou itens complementares. Imagine um balcão de vendas do cinema: quando alguém pede que a pipoca passe de média para grande, chamamos de up-selling. Já se essa pessoa pede para adicionar refrigerante, chamamos de cross-selling.

Para que isso aconteça, as empresas precisam identificar as necessidades, as dores e os anseios de seus clientes para que possam oferecer soluções que ajudem a satisfazê-los. Nesse trabalho, o registro de informações é fundamental e inclui desde o histórico de compra até os conteúdos que mais interessam aos clientes. A dica é desenvolver o conteúdo dos e-mails com ofertas de produtos e serviços baseados no comportamento passado do cliente, analisar o interesse dele por artigos e ebooks e utilizar os dados inseridos nos formulários de conversão.

Para gerar mais vendas com marketing de conteúdo, você deve:
• Educar leads e consumidores
• Contatar de uma maneira pessoal e menos comercial
• Focar nas necessidades determinadas de acordo com o comportamento anterior
• Oferecer conteúdo com sugestão de compra de outras soluções da empresa.

Como o marketing de conteúdo ajuda a aproximar o contato sem invadir o espaço do cliente ou interrompê-lo, fica mais fácil conseguir um up-sell ou cross-sell. Vamos a outro exemplo prático: um usuário que compra um suplemento alimentar provavelmente irá precisar de uma nova compra em 60 dias, se a embalagem for de 60 doses. Baseado nessa informação, o e-commerce cria uma possibilidade de novos negócios, oferecendo novamente o mesmo produto ou algo complementar. Oferecer um outro produto com base na experiência de compra passada do consumidor tem se mostrado bastante eficaz.

O e-mail marketing também pode ser utilizado para oferecer algo que faça os clientes se sentirem especiais. Seja criativo e assertivo nessa tentativa de fidelizar os clientes. Você pode enviar um conteúdo especial antes de ser publicado em seu site, por exemplo. Há ainda a possibilidade de lançar produtos ou serviços por e-mail e para esses clientes. De quebra, você já pode pedir um feedback e ter uma ideia da aceitação do novo produto no mercado.

Em suma, para gerar mais vendas com up-sell e cross-sell, seu público-alvo deve ser detalhadamente determinado, incluindo desejos e dores. Depois disso, o envio de conteúdo customizado irá aumentar bastante a chance de entregar o produto e o serviço ideal. O resultado? Mais vendas.

Que tipo de ações seu e-commerce utiliza para aumentar up-sell e cross-sell? Compartilhe!

Quer saber mais sobre a relação e-commerce – marketing de conteúdo? Então aproveite para ler o post Relacionamento personalizado no e-commerce com o Marketing de Conteúdo.

Esse conteúdo foi produzido por nossa parceira Contentools, empresa que oferece um Software de gestão da produção de conteúdo da estratégia à publicação.

Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.