Como melhorar seu marketing digital com o Lean

Como melhorar seu marketing digital com o Lean

Fazer marketing digital hoje em dia é um grande desafio. Com o aumento diário de usuários, cabe ao empreendedor acompanhar e se atualizar a todas as mudanças. É então que surge a dúvida: como entregar mais e agregar valor à marca mesmo com todos esses desafios?

Para que você possa gerenciar melhor seu e-commerce e melhorar suas estratégias, é preciso saber como implementar o Lean ao seu marketing digital. Mas, o que é Lean? Bom, Lean nada mais é do que uma metodologia ou filosofia, que tem como base a ideia de “mudar para melhor”.

Seu principal objetivo é aprimorar constantemente, a forma como as empresas trabalham, eliminando desperdícios e criando valor para o consumidor. Além disso, o método pode ser aplicado a basicamente tudo na vida.

Mais Valor

Para a filosofia Lean, tudo que você faz deve agregar valor aos stakeholders (público de interesse). No marketing, o valor está na geração de mais resultados com menos recursos.

Para isso, é necessário fazer alguns questionamentos: sua abordagem está alinhada com os objetivos da empresa? A equipe está sendo produtiva? Os recursos estão sendo gastos da forma adequada? Para descobrir tudo isso, o primeiro passo é o Value Stream Map (VSM)!

Mapa do fluxo de valor

O mapa de fluxo de valor (VSM), é uma ferramenta que permite que o lojista compreenda todas as etapas da operação, podendo ser aplicado à estratégia para acompanhar todas as atividades do departamento.

O VSM possibilita que você visualize todo o processo, fornecendo uma visão mais abrangente. É uma ótima ferramenta para a implementação de melhorias.

Exemplo de um VSM de marketing:

Fonte: E-commerce News

Etapas para construção do VSM

– Liste o que sua equipe precisa para o VSM e especifique de acordo com os níveis de otimização de recursos (quanto maior o nível de otimização, maior sua prioridade);

– verifique junto à sua equipe, quais símbolos representam melhor o que você deseja analisar;

– Vá ao local onde o trabalho é feito (em Lean chamado de Gemba) para mapear e desenhar o fluxo. Faça isso em um grande pedaço de papel e utilize post-it e lápis para ajustar o quanto for necessário;

– Defina essas informações:
a) Quem são as pessoas envolvidas em cada etapa do processo;
b) Quais são as atividades que compõem cada etapa;
c) O período de tempo de cada etapa.

– Analise, confira as métricas e tente encontrar seus gargalos (equipamento, pessoa, departamento ou qualquer coisa que bloqueie um processo e evite que ele aconteça sem problemas). Entenda suas origens, como pode alterá-las e quais ações podem melhorar seu tempo e evitar o desperdício.

Desperdício

No Lean, desperdício é tudo aquilo que não agrega valor ao consumidor. Apesar de ruim, os profissionais de marketing digital experimentam o desperdício quase que diariamente. Confira alguns exemplos:

– Estando em uma mídia social que não faz sentido para a empresa, por exemplo, ou encher os leads com e-mails, sabendo que eles não estão interessados é um grande desperdício de tempo;

– Criar campanhas, conteúdos e estratégias que nunca serão colocadas em prática;

– Realizar o trabalho manual que poderia ser feito automaticamente;

– Fazer reuniões desnecessárias sem agendas;

– Demora em uma aprovação simples, passando por muitas pessoas;

– Aguardar mais tempo que o necessário para uma aprovação;

– Sobrecarregar a equipe;

– Retrabalho;

Agora você já conhece as principais formas de desperdício no Lean, pode ajustar suas ações e otimizar tempo, trabalho e dinheiro. Além disso, compreendeu que tudo o que fizer, precisa agregar valor ao seu consumidor e descobriu como criar seu próprio mapa de fluxo de valor.

Com todas essas informações, você pode colocar o Lean em prática e melhorar seu marketing digital.

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