Marketing no Snapchat: por que utilizar essa ferramenta?

Marketing no Snapchat: por que utilizar essa ferramenta?

Se você é uma pessoa ativa nas redes sociais, certamente utiliza ou pelo menos já ouviu falar do Snapchat, não é? Pois bem, essa ferramenta já conta com 200 milhões de usuários em todo o mundo, apresentando resultados impressionantes nos últimos anos. De acordo com o gráfico publicado no site PhotoWorld, 8.796 fotos são trocadas por segundo – número superior ao WhatsApp, que contabiliza 8.102 imagens compartilhadas. Uma pesquisa realizada pela empresa Statista no segundo semestre de 2015, revelou que 52% das pessoas que utilizam o aplicativo estão entre os 16 e os 24 anos, e 32% entre os 25 e os 34. Portanto, se o público-alvo de sua loja virtual se encaixa nesse perfil, chegou a hora de investir em marketing no Snapchat.

Como funciona o Snapchat?
O Snapchat é um aplicativo que permite que as pessoas troquem fotos, vídeos, mensagens e também assistam a conferências em tempo real. Um dos grandes diferenciais do app, é que ele não armazena as mídias trocadas em nenhum lugar – elas ficam disponíveis apenas por algum tempo, que é determinado pelo próprio usuário.

Existem duas maneiras de compartilhar suas publicações: em modo privado ou público. Se você quiser enviar fotos ou vídeos para uma pessoa só (modo privado), essas mídias estarão acessíveis apenas pelo tempo definido em suas configurações. Para tornar os snaps públicos, você pode enviá-los para a “minha história”, que é uma espécie de timeline, onde eles podem ser visualizados por 24h.

Como posso utilizar o Snapchat em minha estratégia de marketing?
Para fazer um bom trabalho no Snapchat e alcançar resultados positivos, é preciso ser extremamente criativo. Não adianta tratar a ferramenta como qualquer outra rede social, porque a sua dinâmica é bem diferente. Ninguém deseja seguir empresas para ver propagandas agressivas e sim, dar risada e se distrair. Existem diversas maneiras de fazer marketing no Snapchat, por isso, nós preparamos algumas dicas para quem ainda não escalou esse app como parte de sua estratégia.

Divulgue sua conta no Snapchat
Vamos começar pelo óbvio: após criar sua conta, você precisa divulgá-la em todas as outras redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram). Comece alterando a imagem do perfil das contas para o Snapcode – um código QR utilizado para adicionar outros usuários. Essa é uma estratégia simples, mas que cumpre o propósito de promover seu Snapchat.

Ofereça descontos para os clientes mais engajados
Uma ótima maneira de fazer marketing no Snapchat, é criar promoções para os clientes mais participativos. Por exemplo: você pode oferecer descontos para aqueles que enviarem uma foto ou um vídeo utilizando um de seus produtos. Essa é uma estratégia que irá trazer seguidores para sua marca e engajar muito mais clientes.

Anuncie novos produtos
Saia do convencional e utilize o Snapchat para anunciar novos produtos. É possível mostrar os bastidores da criação de cada item e deixar seus seguidores curiosos com o resultado. Faça publicações nas outras redes sociais da loja, pedindo que o público acompanhe o Snapchat da empresa para mais informações sobre determinado produto.

Crie conteúdos exclusivos
Cada rede social possui características únicas, portanto, não há como tratar todas da mesma forma. O Snapchat exige conteúdos exclusivos e criativos, capazes de prender a atenção dos seguidores em poucos segundos. Além de divulgar promoções e novos produtos, você pode mostrar o ambiente de trabalho, os funcionários ou alguma novidade. Isso irá ajudar a humanizar a marca e a criar um bom relacionamento com os clientes.

Compartilhe experiências
Tire as dúvidas mais frequentes dos clientes e dê dicas rápidas para seus seguidores. Se você tem uma loja virtual de roupas, pode compartilhar ideias de looks para o inverno, por exemplo. Aproveite esse canal de comunicação para falar diretamente com o consumidor, tornando sua empresa cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

O marketing no Snapchat veio para aproximar as marcas de seus consumidores. Se você ainda não adotou essa ferramenta como parte de sua estratégia, está na hora de repensá-la. Lembre-se de que a maneira de se relacionar com os clientes está mudando e é preciso se adaptar a essa realidade. Seja criativo e aposte em novos meios de comunicação com o público. Os dois lados saem ganhando.

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