Como medir os resultados em sua loja virtual

Como medir os resultados em sua loja virtual

Você já fez o plano de negócios do seu e-commerce, planejou todo o lançamento, comprou estoque, personalizou o site, criou as campanhas de marketing digital e agora seu site está no ar. Você também já teve algumas vendas iniciais e boa parte do seu orçamento está no marketing. Agora chegou a hora de medir os resultados.

As perguntas que devem ser feitas são: como saber se esse investimento realmente está tendo retorno? É possível identificar quais campanhas não geram resultados e precisam ser paradas ou reformuladas? Qual canal tem o melhor retorno: Google, redes sociais ou o e-mail marketing?

Essas questões serão respondidas nesse artigo. Você irá aprender onde encontrar esses números e o que fazer com eles.

Plano de medição de resultados (indicadores, KPIs)
O primeiro passo para determinar os indicadores que você deve utilizar na sua loja é criar o plano de medição de resultados. Nesse plano você irá criar uma planilha para determinar todos os itens necessários para medir os resultados.

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1. Objetivos da loja
Insira na planilha os principais objetivos da sua loja virtual. Descreva a razão dela existir e as propostas de valor para seus clientes.

2. Indicadores-chave (KPIs)
Defina quais são as principais formas de medir os resultados que você espera. Em nosso exemplo, separamos em 3 blocos: marca, vendas e engajamento.

• No primeiro iremos medir qual é o impacto de sua marca, através de buscas pelo nome da sua loja.
• No bloco de vendas iremos medir a taxa de conversão, ticket médio, volume de vendas e receita.
• No último bloco estão os indicadores de engajamento, que diz respeito ao relacionamento com seus clientes.

Lembre-se de estabelecer metas para cada indicador, mesmo que elas tenham que ser atualizadas posteriormente.

3. Segmentos de análise
Defina quais são os principais segmentos em que cada indicador (KPI) será analisado. Por exemplo: para o indicador da taxa de conversão, iremos medir o seu valor para todas as fontes de tráfego, para as principais regiões do país, para as visitas novas e que retornam e por idade e sexo. Dessa forma, conseguiremos descobrir qual é o canal de tráfego que tem melhor desempenho ou o perfil do usuário que gera maior taxa de conversão.

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Google Analytics
O Google Analytics é um sistema de medição de resultados gratuito do Google para qualquer loja virtual. Através dele conseguimos medir tudo o que acontece no seu site e extrair diversas informações importantes para o e-commerce. Saber a taxa de conversão de vendas, identificar em quais etapas acontecem abandonos de carrinhos e entender o perfil do público que acessa o site, são algumas das informações que podem ser obtidas.

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A primeira etapa é criar uma conta e depois configurá-la em sua plataforma de e-commerce. Plataformas como o Magento já possuem integração com o Google Analytics, facilitando a sua utilização. Após isso, podemos criar relatórios personalizados com os indicadores e segmentos de análise criados no plano de medição de resultados.

Medir os resultados e tudo que acontece em sua loja virtual é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce. Otimizar os seus investimentos em marketing digital ajuda na performance da loja e evita que você desperdice dinheiro.

Você irá conhecer profundamente o que o seu público faz no site, entender os motivos que fazem com que as pessoas comprem ou não em sua loja, além de poder criar estratégias mais eficazes de vendas online.

Conheça o serviço de Web Analytics do E-commerce na Prática e entre em contato para realizar um levantamento completo de sua loja virtual, identificando oportunidades e aumentando as vendas.

Artigo escrito por Marcio Tucunduva, da agência E-commerce na Prática.

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