Modelo de atribuição linear x last click: qual o melhor para a divulgação da sua empresa?

Modelo de atribuição linear x last click: qual o melhor para a divulgação da sua empresa?

Atualmente existem diversas ferramentas e estratégias disponíveis para que os profissionais de marketing façam seu trabalho. Quem trabalha no meio virtual, já deve ter experimentado algumas delas. Mas você já parou para pensar se essas ações estão sendo eficientes para seu e-commerce?

A estratégia que deu certo na loja x pode não funcionar para a loja y, por isso é importante testar várias opções. Feito isso, elas devem ser analisadas e é aí que surge a dúvida: mas qual estratégia é mais eficiente?

Neste momento, podem haver conflitos de interpretação, o que nos leva aos modelos de atribuição (forma de analisar as estratégias). Basicamente, são divididos em três modelos: last click (último clique), linear e first click (primeiro clique).

Entenda a diferença entre linear e last click.

Atribuição linear

No modelo de atribuição linear, cada etapa da jornada de compra do cliente e cada marco até a conversão de fato, ganham a mesma pontuação. A vantagem desse modelo é que todo o caminho traçado é considerado, não apenas o primeiro ou último clique.

Além disso, esse tipo de atribuição ajuda o profissional de marketing  a entender melhor o comportamento do consumidor, desde os primeiros contatos com o e-commerce.

O lado negativo está na falta priorização das informações. Como cada etapa e marco da conversão ganham a mesma pontuação, ao analisar os resultados você pode ter dificuldades ao identificar o que gerou mais conversão.

Atribuição last click

Este modelo de atribuição trata o último clique antes da conversão como o mais importante da jornada. Ou seja, o cliente pode ter clicado em um anúncio, ído para o blog, cadastrado o e-mail para receber a newsletter, mas só ter convertido com um anúncio no Google após uma pesquisa. Neste caso, o último clique (anúncio no Google) é considerado o mais importante.

O modelo last click é o mais utilizado no e-commerce B2C, principalmente em casos onde a fase de consideração é bem curta, resultando em uma jornada de compra menos complexa.

Sua grande vantagem é a facilidade de análise das diferentes ações de marketing, podendo comparar o desempenho mais detalhadamente.

Qual o melhor modelo? Essa pergunta é muito relativa, afinal cada caso deve ser analisado separadamente. O ideal é contar com a ajuda de algum profissional especializado para avaliar e indicar o melhor caminho. Temos alguns parceiros qualificados que podem auxiliar nessa missão.

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