Modelo de negócio: você sabe qual é o seu?

Modelo de negócio: você sabe qual é o seu?

Você sabia que existem mais de 6 modelos de negócio no mercado? Mas, apesar dessa informação ser super importante para guiar as ações da empresa, nem sempre o lojista sabe ou consegue identificar em qual deles sua empresa se encaixa. Pensando nisso, criamos esse post  explicando cada modelo de negócio. Confira.

1. Business to Business (B2B)

Neste modelo de negócio, a relação de consumo é entre empresas, como o próprio nome diz “Business to Business”. Isso acontece pois muitas instituições têm a necessidade de obter matéria-prima para revender ao consumidor final.

Apesar da adesão ainda não ser alta até então, o mercado B2B é a grande aposta do setor de e-commerce no Brasil.

A Signativa já atende alguns clientes nesse modelo de negócio, a loja Zona Cerealista é um dos exemplos.

2. Business to Consumer (B2C)

O modelo de negócio Business to Consumer é o mais tradicional atualmente. Aqui a relação acontece entre a empresa e o consumidor final, sem nenhuma intermediação. Mas o B2C não acontece só entre empresa e pessoa física. A transação também pode ser feita quando uma empresa vende para outra empresa que é consumidora final, ou seja, compra para uso próprio.

Entre os clientes da Signativa que trabalham com esse modelo de negócio, temos a Shop Design.

3. Business to Business to Consumer (B2B2C)

No modelo de negócio B2B2C, a relação de consumo acontece entre empresas, entretanto, o objetivo é atingir o consumidor final. Um exemplo disso, são os marketplaces, afinal se tornam um meio de anúncio para os vendedores atingirem seu público-alvo.

4. Consumer to Consumer (C2C)

Aqui a relação de consumo é direta entre consumidores. Esse tipo de venda acontece muito nas redes sociais, além de sistemas que permitem a interação entre os consumidores sem interferência de uma empresa. Um exemplo é o Mercado Livre.

5. Direct to Consumer (D2C)

Esse modelo de negócio é bem parecido com o B2C, a diferença é que a relação aqui ocorre entre indústrias, distribuidores e importadores diretamente com o consumidor final. Nenhuma empresa interfere na comunicação.

6. Business to Employer (B2E)

A relação do B2E ocorre entre a empresa e o funcionário. Neste modelo de negócio não tão convencional, apenas os colaboradores conseguem comprar os produtos com descontos que a empresa oferece.

7. Business to Government (B2G)

Este é um modelo de negócio menos tradicional que os demais. No B2G, a relação é entre empresas que vendem e/ou prestam serviço para o governo.

Esses são os modelos de negócio que existem no mercado. E aí, conseguiu identificar o seu? Conta pra gente nos comentários.

Se ainda não sabe, coloque no papel essas 3 questões: qual público pretendo atingir? Quais produtos eu vendo ou vou vender? Como é ou como será a entrega? A partir disso, você já terá uma noção de qual deles se encaixa à sua proposta. Conhecer seu modelo de negócio é fundamental, pois permite que você compreenda de uma forma mais ampla sua empresa e possa investir em ações futuras mais direcionadas.

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