O mundo do marketing atrelado ao seu e-commerce

O mundo do marketing atrelado ao seu e-commerce

O mundo do marketing atrelado ao seu e-commerce

O que é marketing? Escolhemos este tema para o post de hoje, por considerarmos extremamente relevante para quem possui loja virtual e almeja ter sucesso com a mesma. Pronto para mais essa aula?

Mas afinal, o que é marketing?

Segundo o próprio guru do marketing, Philip Kotler, a definição para Marketing é: A ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados.

Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados”.  

Quais os principais objetivos do marketing?

  • Vender sempre mais;
  • Fazer o gerenciamento da marca;
  • Fidelização dos clientes;
  • Dar mais visibilidade para serviços e produtos;
  • Conservar boas relações com consumidores e parceiros;
  • Aumentar a visibilidade da marca.

Marketing Direto e Indireto

Vamos entender um pouco do que é o Marketing Direto e Indireto:

O marketing direto nada mais é do que quando você utiliza de informações pessoais dos seus contatos, como nome completo, e-mail ou telefone, para poder contactá-lo através de mensagens sobre sua empresa ou os produtos que você vende. Já o marketing indireto é feito de uma maneira mais sutil. É aquele em que o seu cliente não vê que está “consumindo” a sua marca. Ele pode ser feita através de comerciais de tv, por exemplo.

Aquele marketing que mais nos interessa: o Marketing Digital

É o plano de ações estratégicas de comunicação que as empresas fazem através das ferramentas digitais, como e-mails, por exemplo, para divulgar sua marca e produtos, captar novos clientes e aprimorar sua rede de relacionamentos.

As estratégias mais utilizadas são os links patrocinados, que aparecem como anúncios no Google, o e-mail marketing, as mídias sociais e a otimização das páginas para os buscadores. É importante também saber quais ações devem ser evitadas quanto a este tema. Clique aqui e fique por dentro. 

Mas como emprego isso no meu dia a dia?

Há várias maneiras de utilizar o Marketing Digital no dia a dia da sua empresa. As formas mais comuns são através das ferramentas abaixo, que neste post, serão abordadas brevemente:

Email Marketing é uma forma de enviar para a sua carteira de clientes, e-mails com informações sobre promoções e ofertas sobre seus produtos ou serviços;

Links Patrocinados – publicidade através de resultados de busca. A relevância para esta ferramenta são as palavras chaves;

Marketing de Afiliados é quando a loja faz a divulgação de produtos e serviços de anunciantes, em troca de uma comissão;

SEOformas de aumentar as visitas de um site através de técnicas e estratégias bem definidas;

Marketplacefeitas geralmente por grandes lojas, que já tenham um nome sólido no mercado, onde outros comerciantes anunciam seus produtos para venda, e pagam comissão aos donos dessas lojas;  

Redes Sociais local de relacionamento entre pessoas ou organizações, onde partilham-se valores, opiniões e também podem ser feitas vendas, no caso dos lojistas.

Estratégias de Marketing

Não é tão fácil como parece vender pela internet. Se fosse algo simples, todos os lojistas já teriam aderido a este meio para lucrar mais e não vemos isso acontecendo, não é mesmo? Um dos erros que mais vemos acontecer, são as pessoas responsáveis pela estratégias de marketing das empresas mudarem estas estratégias com frequência e não é assim que deve ocorrer. As ações podem demorar e vão levar um certo tempo para surtir o efeito desejado. O marketing tem um tempo de maturação, assim como tempo de testes, e este deve ser respeitado para que, como já dissemos, o resultado desejado apareça.

Ter um plano de marketing concreto e bem estruturado é o que vai guiar o caminho que deve ser seguido, portanto, esta ação é muito importante e deve ser feita com prioridade dentro do setor de marketing. Ainda quanto a esta área, outra estratégia é usar sempre o termo cliente, e não consumidor.

É interessante ter em mente que apenas assinar um contrato com uma agência, ou contratar a plataforma dos sonhos, não são ações suficientes para que você tenha sucesso dentro do Marketing Digital. Isso porque, se existirem ações que devem ser tomadas pela empresa, e esta não as fizer, de nada vai adiantar, nem o investimento de capital e nem de tempo. Resultados são provenientes de ações. Um exemplo bem prático seria a agência criar um conteúdo otimizado e o cliente não coloca este no ar.

Investimentos em Marketing

É bem provável que o primeiro capital investido no Google, por exemplo converterá em poucas vendas, mas neste caso é preciso pensar a longo prazo. Quando se está iniciando um novo negócio, é importante ter em mente que todas as ações tomadas por você, vão repercutir, e que podem ser de forma positiva ou não. É importante poder contar neste momento com o suporte de profissionais de confiança e capacitados para desenvolverem este trabalho com você. Mesmo assim, não esqueça que tudo acontece aos poucos, neste caso, portanto, não tenha pressa. É normal dizer que ações de marketing demoram de 6 meses à 1 ano para se tornarem eficazes e retornarem em lucro para a empresa.

O tráfego através de mídias pagas, como Google AdWords (links patrocinados para que a página do seu site apareça antes das demais) e Facebook Ads (propagandas que aparecem quando estamos dentro da nossa timeline do facebook) fica mais caro dia a dia, e a tendência é de se tornar ainda mais, na medida em que empresas migram para o mundo dos negócio online e buscam por exposição das suas lojas. É importante então fazer um trabalho paralelo a estas ações, como a geração de conteúdo através de um blog da empresa, por exemplo. Produção de conteúdo faz com que os robôs do Google entendam que você está contribuindo e com isso, seu posicionamento pode sim melhorar nos principais buscadores. Nossa indicação para você é a criação de um Blog para a sua loja e também iniciar o trabalho com o Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

É uma forma de marketing onde você foca seus esforços para que os clientes cheguem até você sem que seja preciso ir buscá-los. O Inbound Marketing utiliza-se de estratégias baseadas em conteúdo, “alimentando” o possível cliente com conteúdo relevante, para que ele, naturalmente, chegue até você e consequentemente, consuma seu produto ou serviço.

Seguindo nesta mesma linha, é interessante sempre alinhar textos com as imagens, escolher um bom vocabulário para os materiais e fazer uso de palavras chave, que façam com que seu texto tenha conteúdo e que não seja lido como só mais um texto da internet. A criação de um calendário editorial também poderá facilitar o trabalho, mas é importante ter um cronograma de atividades para ele.

E para finalizar…

Depois dessas dicas, você deve ter em mente que o marketing é um segmento em constante transformação, e por isso é sempre importante que você atualize-se constantemente. Há diversos livros e textos na internet que podem acrescentar para quem deseja buscar um pouco mais de conhecimento sobre este assunto. Portanto, não fique para trás! Informe-se sobre as novidades e mantenha sempre as melhores práticas de marketing presentes em sua loja, pois assim, será sucesso, na certa!

Analise agora todo o conteúdo, e verifique o que você considera interessante e viável implementar em sua loja, e para qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco, através de e-mail ou telefone. Estamos aqui para ajudá-los, sempre!

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