Ah, quantos e-mails! Não é isso que você costuma falar ao ver sua caixa de e-mails? Depois de fazer a seleção daqueles que são mais relevantes, sobram apenas os que realmente temos interesse. Mas agora nos responda: como fazer para a sua newsletter estar entre os e-mails que restaram na caixa de entrada do seu cliente?
Preparamos neste post algumas dicas para sua newsletter se destacar. Confira:
O que é uma newsletter?
Podemos definir uma newsletter como uma comunicação por escrito, dirigida a um certo grupo de pessoas, geralmente clientes ou potenciais clientes da empresa . A newsletter é mais focada em produção de conteúdo, ao contrário do e-mail marketing, que tem como principal objetivo vender.
Outra característica importante da newsletter, é a periodicidade. Por isso, é imprescindível que haja um cronograma de atividades pré-definidas, para que seu cliente não fique sem receber o conteúdo que está habituado. A newsletter não deve ser enviada para pessoas aleatórias. Em geral, só quem a recebe, são as pessoas que preencherem um formulário online.
Minha empresa precisa de newsletter?
Essa é uma pergunta que deve ser feita antes de começar a investir tempo na ferramenta. E tudo vai depender da estratégia de marketing adotada pela sua empresa. Não vale a pena perder tempo com algo que não trará um retorno considerável, mesmo que a longo prazo. Afinal o intuito desta ferramenta é converter e fidelizar clientes.
Outra dica interessante, é analisar empresas concorrentes e entender de que forma elas conseguem fazer com que as newsletters enviadas por eles, tenham relevância e consequentemente sejam bem sucedidas.
Porque enviar newsletter?
Utilizando a newsletter em sua estratégia de marketing, você estará divulgando sua empresa, ressaltando os pontos positivos e ainda aproximando o seu público-alvo.
Além disso, ela é uma ferramenta barata, eficaz e ágil. Realmente uma arma poderosa, mas apenas se for bem utilizada. Com a newsletter, você também terá uma lista de e-mails valiosa, dos clientes e simpatizantes da sua empresa.
O que e como fazer?
Se sua newsletter não oferecer nada de útil ao leitor, inevitavelmente acabará caindo na caixa de spam e não terá sucesso com a ferramenta. Consequentemente os resultados não virão, nem a curto nem a longo prazo.
Siga então as dicas abaixo para produzir uma newsletter de conteúdo relevante e interessante:
- Equilibre o conteúdo da newsletter, 90% educacional e 10% promocional;
- O assunto da newsletter deve ser algo que resolva ou resuma o tema abordado;
- Seja sempre objetivo e criativo. Lembre-se: que as pessoas estão sempre ocupadas e não têm tempo para informações desnecessárias. O que elas querem é um conteúdo curto e interessante;
- Utilize emojis nos títulos, mas não exagere deste recurso e de nenhum outro. Lembre-se que menos é sempre mais;
- Evite as spam words – palavras que o os servidores já identificam como spam e que automaticamente já direcionam seu e-mail para o lixo eletrônico. Como por exemplo: compre aqui, aproveite a oportunidade, atenção, entre outras. Para verificar mais palavras, clique aqui: http://www.emailmarketingblog.com.br/100-palavras-consideradas-como-spam/#.WTGheFzysUQ
- Faça perguntas ao seu cliente e assim crie uma conexão instantânea com quem recebe;
- O e-mail de quem envia a newsletter deve sempre ser o nome de algum funcionário da sua empresa e não apenas o nome da empresa. É interessante que o cliente saiba que está conversando com uma pessoa específica;
- Varie as formas de abordagem com seu cliente. Não adote apenas uma postura. Mescle textos com humor e conteúdos mais formais;
- Não seja previsível. Encontre maneiras de surpreender seu cliente;
- Faça uma boa arte para sua newsletter. Mantenha um design limpo e de fácil compreensão;
- Faça os chamados teste AB. Crie duas artes de newsletter (elas podem tratar do mesmo assunto, porém o layout deve ser completamente diferente) e envie X e-mails para um público e X e-mails para outro público. Através das ferramentas de e-mails em massa, você consegue verificar qual dos dois e-mails teve maior índice de abertura e assim pode ser mais assertivo no momento do envio para toda a sua base.
- Faça a análise dos resultados – não adianta você tomar todos os cuidados acima e não verificar se efetivamente seu trabalho surtiu efeito. Então tire um tempo para analisar os resultados.
Aqui você também pode ler mais dicas importantes para criar seu e-mail marketing.
E o que não devo fazer?
Reunimos alguns dos erros mais comuns quando as newsletters são disparadas. Fique atento para não cair em nenhuma das armadilhas abaixo:
- Cometer erros e não corrigi-los;
- Encher a caixa de entrada de seus clientes;
- Produzir conteúdo em excesso;
- Enviar conteúdos sem qualidade e relevância;
- Desenvolver um layout pouco atrativo;
- Não pensar em quem utiliza dispositivos móveis;
- Ignorar seus leitores;
- Escrever artigos extensos;
- Enviar newsletters sem a permissão dos clientes.
Faça o check list antes de enviar para não esquecer nenhum detalhe…
- Planejamento;
- Template Otimizado;
- Base de Contatos;
- Segmentação;
- Envio;
- Mensuração dos Resultados.
Quais empresas contratar para disparar os e-mails?
Existem diversas empresas no mercado que fazem o trabalho de envios de e-mails em massa. Abaixo listamos 2 ferramentas mais utilizadas. Porém, se preferir, você pode procurar outras soluções:
- Mailchimp – www.mailchimp.com
- RD Station – www.rdstation.com
E para finalizar…
Ressaltamos que é importante ter como premissa, quando se deseja trabalhar com newsletter, a privacidade do seu cliente. Vender ou disponibilizar a sua lista de e-mails para que outras pessoas façam uso dela, não é uma boa prática.
Depois de montar sua newsletter, nossa dica é que você revise várias vezes antes de enviar, para que nenhum erro aconteça, mesmo que isso acabe por vezes acontecendo.
Após o envio da sua newsletter, alguns clientes podem fazer contato, com dúvidas, sugestões ou críticas. Atenda a cada uma delas com cordialidade. Não responder aos clientes, pode caracterizar falta de importância para a opinião dele e é justamente o oposto do que buscamos, certo?
Esperamos que você faça bom uso das informações lidas neste post e tenha sucesso ao usar a ferramenta de newsletter.
Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.
Paula
Formada em Jornalismo, comunicativa e apaixonada pelas palavras. Leitora voraz, adora filmes e séries e tem um cachorro lindo. Sempre trabalhou com atendimento em empresas de TI e hoje integra no time do Customer Success da Signativa.
Deixe uma resposta