• Solicite uma proposta
  • Home
  • A Signativa
  • Signashop
    • O Signashop
    • Planos e Preços
    • Recursos
    • Dúvidas
    • Atualizações Signashop
    • Comparativo: Signashop X Concorrência
  • Parceiros
  • Clientes
  • Contatos
  • Blog
    • Marketing Digital
    • Materiais Educativos
    • Notícias
    • Cases
    • Recursos
    • Podcast
    • Solicite uma proposta
    • Já sou cliente
    • Home
    • A Signativa
    • Signashop
      • O Signashop
      • Planos e Preços
      • Recursos
      • Dúvidas
      • Atualizações Signashop
      • Comparativo: Signashop X Concorrência
    • Parceiros
    • Clientes
    • Contatos
    • Blog
      • Marketing Digital
      • Materiais Educativos
      • Notícias
      • Cases
      • Recursos
      • Podcast

E-mail Marketing: sua Newsletter entre os e-mails mais importantes

Home » Blog

E-mail Marketing: sua Newsletter entre os e-mails mais importantes

Ah, quantos e-mails! Não é isso que você costuma falar ao ver sua caixa de e-mails? Depois de fazer a seleção daqueles que são mais relevantes, sobram apenas os que realmente temos interesse. Mas agora nos responda: como fazer para a sua newsletter estar entre os e-mails que restaram na caixa de entrada do seu cliente?

Preparamos neste post algumas dicas para sua newsletter se destacar. Confira:

O que é uma newsletter?

Podemos definir uma newsletter como uma comunicação por escrito, dirigida a um certo grupo de pessoas, geralmente clientes ou potenciais clientes da empresa . A newsletter é mais focada em produção de conteúdo, ao contrário do e-mail marketing, que tem como principal objetivo vender.

Outra característica importante da newsletter, é a periodicidade. Por isso, é imprescindível que haja um cronograma de atividades pré-definidas, para que seu cliente não fique sem receber o conteúdo que está habituado. A newsletter não deve ser enviada para pessoas aleatórias. Em geral, só quem a recebe, são as pessoas que preencherem um formulário online.

Minha empresa precisa de newsletter?

Essa é uma pergunta que deve ser feita antes de começar a investir tempo na ferramenta. E tudo vai depender da estratégia de marketing adotada pela sua empresa. Não vale a pena perder tempo com algo que não trará um retorno considerável, mesmo que a longo prazo. Afinal o intuito desta ferramenta é converter e fidelizar clientes.

Outra dica interessante, é analisar empresas concorrentes e entender de que forma elas conseguem fazer com que as newsletters enviadas por eles, tenham relevância e consequentemente sejam bem sucedidas.

Porque enviar newsletter?

Utilizando a newsletter em sua estratégia de marketing, você estará divulgando sua empresa, ressaltando os pontos positivos e ainda aproximando o seu público-alvo.

Além disso, ela é uma ferramenta barata, eficaz e ágil. Realmente uma arma poderosa, mas apenas se for bem utilizada. Com a newsletter, você também terá uma lista de e-mails valiosa, dos clientes e simpatizantes da sua empresa.

O que e como fazer?

Se sua newsletter não oferecer nada de útil ao leitor, inevitavelmente acabará caindo na caixa de spam e não terá sucesso com a ferramenta. Consequentemente os resultados não virão, nem a curto nem a longo prazo.

Siga então as dicas abaixo para produzir uma newsletter de conteúdo relevante e interessante:

  1. Equilibre o conteúdo da newsletter, 90% educacional e 10% promocional;
  2. O assunto da newsletter deve ser algo que resolva ou resuma o tema abordado;
  3. Seja sempre objetivo e criativo. Lembre-se: que as pessoas estão sempre ocupadas e não têm tempo para informações desnecessárias. O que elas querem é um conteúdo curto e interessante;
  4. Utilize emojis nos títulos, mas não exagere deste recurso e de nenhum outro. Lembre-se que menos é sempre mais;
  5. Evite as spam words – palavras que o os servidores já identificam como spam e que automaticamente já direcionam seu e-mail para o lixo eletrônico. Como por exemplo: compre aqui, aproveite a oportunidade, atenção, entre outras. Para verificar mais palavras, clique aqui: http://www.emailmarketingblog.com.br/100-palavras-consideradas-como-spam/#.WTGheFzysUQ
  6. Faça perguntas ao seu cliente e assim crie uma conexão instantânea com quem recebe;
  7. O e-mail de quem envia a newsletter deve sempre ser o nome de algum funcionário da sua empresa e não apenas o nome da empresa. É interessante que o cliente saiba que está conversando com uma pessoa específica;
  8. Varie as formas de abordagem com seu cliente. Não adote apenas uma postura. Mescle textos com humor e conteúdos mais formais;
  9. Não seja previsível. Encontre maneiras de surpreender seu cliente;
  10. Faça uma boa arte para sua newsletter. Mantenha um design limpo e de fácil compreensão;
  11. Faça os chamados teste AB. Crie duas artes de newsletter (elas podem tratar do mesmo assunto, porém o layout deve ser completamente diferente) e envie X e-mails para um público e X e-mails para outro público. Através das ferramentas de e-mails em massa, você consegue verificar qual dos dois e-mails teve maior índice de abertura e assim pode ser mais assertivo no momento do envio para toda a sua base.  
  12. Faça a análise dos resultados – não adianta você tomar todos os cuidados acima e não verificar se efetivamente seu trabalho surtiu efeito. Então tire um tempo para analisar os resultados.

Aqui você também pode ler mais dicas importantes para criar seu e-mail marketing. 

E o que não devo fazer?

Reunimos alguns dos erros mais comuns quando as newsletters são disparadas. Fique atento para não cair em nenhuma das armadilhas abaixo:

  1. Cometer erros e não corrigi-los;
  2. Encher a caixa de entrada de seus clientes;
  3. Produzir conteúdo em excesso;
  4. Enviar conteúdos sem qualidade e relevância;
  5. Desenvolver um layout pouco atrativo;
  6. Não pensar em quem utiliza dispositivos móveis;
  7. Ignorar seus leitores;
  8. Escrever artigos extensos;
  9. Enviar newsletters sem a permissão dos clientes.

Faça o check list antes de enviar para não esquecer nenhum detalhe…

  1. Planejamento;  
  2. Template Otimizado;
  3. Base de Contatos;
  4. Segmentação;
  5. Envio;
  6. Mensuração dos Resultados.

Quais empresas contratar para disparar os e-mails?

Existem diversas empresas no mercado que fazem o trabalho de envios de e-mails em massa. Abaixo listamos 2 ferramentas mais utilizadas. Porém, se preferir, você pode procurar outras soluções:  

  • Mailchimp – www.mailchimp.com
  • RD Station – www.rdstation.com

E para finalizar…

Ressaltamos que é importante ter como premissa, quando se deseja trabalhar com newsletter, a privacidade do seu cliente. Vender ou disponibilizar a sua lista de e-mails para que outras pessoas façam uso dela, não é uma boa prática.

Depois de montar sua newsletter, nossa dica é que você revise várias vezes antes de enviar, para que nenhum erro aconteça, mesmo que isso acabe por vezes acontecendo.

Após o envio da sua newsletter, alguns clientes podem fazer contato, com dúvidas, sugestões ou críticas. Atenda a cada uma delas com cordialidade. Não responder aos clientes, pode caracterizar falta de importância para a opinião dele e é justamente o oposto do que buscamos, certo?

Esperamos que você faça bom uso das informações lidas neste post e tenha sucesso ao usar a ferramenta de newsletter.

Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

 


20 de novembro de 2017 | Paula

Paula

Formada em Jornalismo, comunicativa e apaixonada pelas palavras. Leitora voraz, adora filmes e séries e tem um cachorro lindo. Sempre trabalhou com atendimento em empresas de TI e hoje integra no time do Customer Success da Signativa.

Voltar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes


ABL Digital: como o marketplace pode gerar receita para os shopping centers
18 de fevereiro de 2021 | Dai
Ver post
Overdelivering: o que é e como utilizá-lo em seu e-commerce
2 de fevereiro de 2021 | Dai
Ver post
E-commerce Brasileiro estima crescimento de 26% em 2021
18 de janeiro de 2021 | Dai
Ver post

    Categorias

    • Blog
    • Cases
    • Fotos Para E-commerce
    • Ideas
    • Kpis
    • Layout
    • Manuais Magento 2
    • Marketing Digital
    • Marketing Pago
    • Materiais Educativos
    • Newsletter
    • Notícias
    • Podcast
    • Recursos
    • Redes Sociais
    • SEO
    • Signashop
    • Vídeos
    • Webinar

    Tags

    2018 atendimento B2B Black Friday cases chat online cliente clientes consumidor conversão coronavírus covid-19 crescimento crescimento do e-commerce datas comemorativas dicas e-commerce e-mail marketing engajar clientes entrega estoque fotografia Frete impostos layout logística loja virtual Magento marketing marketing de conteúdo marketing digital marketplace pandemia parceiros plataforma de e-commerce Podcast promoções redes sociais SaaS SEO no e-commerce Signacast Signashop Signativa Vendas webinar

    Arquivos

    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • setembro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • novembro 2014
    • agosto 2014
    • julho 2013
    • maio 2013
    • abril 2013

    Featured Posts

    ABL Digital: como o marketplace pode gerar receita para os shopping centers
    18 de fevereiro de 2021

    ABL Digital: como o marketplace pode gerar receita para os shopping centers

    Overdelivering: o que é e como utilizá-lo em seu e-commerce
    2 de fevereiro de 2021

    Overdelivering: o que é e como utilizá-lo em seu e-commerce

    E-commerce Brasileiro estima crescimento de 26% em 2021
    18 de janeiro de 2021

    E-commerce Brasileiro estima crescimento de 26% em 2021

  • Home
  • A Signativa
  • Signashop
    • O Signashop
    • Planos e Preços
    • Recursos
    • Dúvidas
    • Atualizações Signashop
    • Comparativo: Signashop X Concorrência
  • Parceiros
  • Clientes
  • Contatos
  • Blog
    • Marketing Digital
    • Materiais Educativos
    • Notícias
    • Cases
    • Recursos
    • Podcast
Siga-nos:
Logo Signativa

3003 0741
comercial@signativa.com.br
Logo Binden Desenvolvido por:
© SIGNATIVA 2005-2021. Todos os direitos reservados.
Termos de uso e política de privacidade
Criando a loja você estará concordando com os termos de serviço

Escolha um tema para sua loja

Agora é só aguardar, sua loja já está sendo criada :)

Estamos criando a sua loja

Este site usa cookies para fornecer a você a melhor experiência de navegação.

Saiba mais ou ajuste suas configurações.

Signativa - Soluções Digitais
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.