O que é Buy Box e como usá-la para se destacar em marketplaces

O que é Buy Box e como usá-la para se destacar em marketplaces

Quando um cliente vai realizar uma compra em um marketplace, ele busca pelo produto e em seguida aparece uma lista com diversos preços e fornecedores. Apesar dos vários vendedores listados, apenas um ganha o título de “melhor oferta” e esta posição é chamada de Buy Box, ou traduzindo, caixa de venda.

Segundo a Amazon.com (maior marketplace do mundo), 80% das vendas em marketplaces são fechadas dentro da Buy Box. Por este motivo, esta posição é muito almejada pelos lojistas que divulgam seus produtos em marketplaces.

Quem avalia e decide qual produto aparecerá na Buy Box, é o próprio marketplace. Nesse processo, vários critérios são analisados. Listamos abaixo alguns fatores que influenciam muito no ranqueamento do produto, e você pode utilizá-los para se destacar.

Preço
Como você, provavelmente outros concorrentes estarão buscando se destacar na Buy Box. Portanto, é preciso monitorar frequentemente a concorrência e procurar trabalhar com preços competitivos. Em alguns casos, até centavos fazem a diferença entre a “melhor oferta” e os demais vendedores.

Por exemplo: se você fizer uma promoção de 40% de desconto em um produto, é preciso diminuir o valor de forma gradativa (reduzindo 20%, depois mais 20%), pois dependendo do marketplace o valor pode ser bloqueado por segurança.

Frete
O frete é algo que pesa bastante na decisão de compra do consumidor e apesar de nem todos os marketplaces avaliarem este critério, ele não deixa de ser importante. Não adianta baixar o preço do produto se o valor do frete for muito alto, afinal, é uma soma de fatores que são avaliados. O tempo de entrega e a pontualidade também são critérios analisados na hora de enviar um produto para a Buy Box.

Estoque
Anunciando seus produtos em marketplaces, a tendência é que a sua visibilidade aumente. Mais pessoas vendo seu produtos, significa mais chances de venda e para não causar uma impressão negativa, é preciso ter estoque. Empresas que vendem e entregam produtos constantemente, estabelecem uma vantagem em relação aos concorrentes. Por isso, não é interessante anunciar um produto que não tenha estoque – é preciso manter um frequência e ter uma margem para trabalhar.

Reputação
Outro fator avaliado para alcançar a Buy Box é a reputação do vendedor. Os consumidores podem avaliar os lojistas através de notas e comentários sobre o produto comprado. Nesta avaliação, o cliente analisa a pontualidade de entrega, qualidade do produto, atendimento, entre outros itens. Avaliações positivas irão beneficiar sua empresa diretamente.

Além das dicas que listamos, é preciso fazer um planejamento estratégico, escolher o mix de produtos que serão divulgados no marketplace e fazer constantemente uma análise da concorrência. Como mencionamos, às vezes centavos podem garantir mais destaque ao seu concorrente. Lembrando que conquistar a Buy Box não é uma missão fácil, afinal, você precisa se tornar referência no assunto.

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