Entenda o que é unboxing experience e sua importância no e-commerce

Entenda o que é unboxing experience e sua importância no e-commerce

As compras feitas em um e-commerce, são um pouco diferentes das realizadas em uma loja física, principalmente por que o cliente precisa esperar o produto chegar. Essa espera gera uma expectativa no consumidor e por isso a experiência da entrega é tão importante. Confira como o unboxing experience pode te ajudar nesse aspecto.

O que é unboxing experience?

Pode-se dizer que unboxing é o ato de tirar um produto da caixa. Mas o que faz disso algo tão importante que possa mudar a percepção do consumidor sobre uma marca?

Bom, do ponto de vista do marketing, a experience (experiência) é crucial e está totalmente ligada à fidelização de um cliente. Tratando-se de um e-commerce então, isso é ainda mais importante, afinal o ato de abrir o pacote muitas vezes é o primeiro contato do cliente com o produto.

O unboxing experience aliado a um produto de qualidade, a uma entrega no prazo e a um bom atendimento, garantirão o sucesso de sua operação virtual.

Estratégias para melhorar a experiência

Se você já comprou um produto pela internet e ao receber se decepcionou com a embalagem, provavelmente vai entender essa necessidade. Quando um cliente recebe uma caixa/embalagem danificada e feia, as chances dele realizar outra compra na loja são mínimas.

Por isso, é preciso pensar em algumas estratégias para evitar esse tipo de situação. Separamos algumas dicas, confira.

E-commerce de nicho

Cada segmento teu seu perfil de cliente. Ter informações sobre seu público será fundamental para desenvolver uma boa estratégia de unboxing experience. É necessário conhecer profundamente seus produtos e consumidores para então decidir como será sua entrega.

Você precisa definir como sua empresa será lembrada. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para criar uma assinatura da empresa. Além da parte visual, muitas empresas optam por outros sentidos para surpreender e fidelizar os clientes.

Um exemplo bem comum são lojas que colocam algum tipo de essência/aroma na caixa. Essa abordagem sensorial fará com que o cliente sempre lembre da marca quando sentir esse cheiro.

Qualidade na embalagem

Sabemos que uma embalagem bonita é muito importante na entrega de um produto. Porém, além de ter um belo design, a caixa precisa ter qualidade. O ideal é que ela não sofra danos durante o transporte e que chegue ao cliente da mesma forma que foi embalada. Além disso, seria interessante que o cliente conseguisse guardá-la e utilizá-la posteriormente, afinal mais uma vez ele lembraria da sua marca.

Embalagem personalizada

Atualmente a personalização virou um requisito e é algo esperado pelos clientes. Enviar embalagens com o nome do cliente, utilizar tag e escrever um cartão personalizado são apenas algumas ações que aproximam o lojista do consumidor.

Além disso, você pode oferecer descontos de acordo com o perfil daquele consumidor ou enviar brindes. Além de fidelizar o cliente você atingirá mais pessoas, afinal todo mundo gosta de compartilhar como foi boa sua unboxing experience.

Além disso existem outras maneiras de melhorar a experiência do consumidor. Atualmente muitas empresas investem em uma área chamada Customer Success ou sucesso do cliente. Essa pessoa ou equipe tem como objetivo melhorar a satisfação do consumidor.

Outro ponto que precisa ser analisado é a questão da logística. A transportadora deve oferecer um serviço excelente, entrega rápida, segura e sem danificação do produto. Afinal, não adianta ter uma unboxing experience boa se produto chegar com atraso.

Implemente essa dicas em seu e-commerce e garanta uma unboxing experience incrível. Tem alguma sugestão ou ficou com dúvidas? Então deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

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