Entenda por que é importante integrar um ERP ao seu e-commerce

Entenda por que é importante integrar um ERP ao seu e-commerce

Gerenciar uma loja virtual não é fácil. Cadastrar produtos, organizar o estoque, emitir nota fiscal e enviar mercadorias, são algumas das tarefas que fazem parte da rotina. No início, pode parecer fácil realizar essas ações manualmente, mas à medida que a loja cresce, vai ficando mais difícil. Por este motivo, muitos lojistas investem em um sistema de ERP.

ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais, é um software que viabiliza a integração de vários setores em uma única plataforma. Seu principal objetivo é facilitar a administração de uma loja virtual.

Uma plataforma ERP vem com muitas unidades que são chamadas de módulos. Esses módulos são divididos em nove principais, confira:

1. Administração: com este módulo ERP é possível realizar cadastros de usuários e de documentos, além de gerenciar permissões de acesso;

2. Compras: este o módulo tem recursos para a gerenciar as compras de produtos destinados à revenda e material de apoio;

3. Controladoria: através deste módulo é possível administrar os recursos da empresa. Além disso, permite fazer o inventário do estoque e ratear centros de custos diretos e indiretos;

4. CRM: o CRM é muito importante, afinal ele permite gerenciar os dados do histórico de compra dos clientes. Desta forma, você consegue direcionar as ações e campanhas de marketing;

5. Faturamento: com este módulo você pode realizar a emissão de notas fiscais, verificar a disponibilidade de estoque entre outras funcionalidades;

6. Financeiro: o módulo financeiro auxilia na gestão dos custos. Entre eles as compras mensais de mercadorias, a definição dos preços para a revenda,  contas a pagar e a receber;

7. Fiscal: através deste módulo ERP, você consegue gerenciar o pagamento de impostos, realizar a apuração de ICMS, IPI e gerar o arquivo Sped;

8. Logística: este módulo possibilita a criação de inventários de estoque e o controle de envio de mercadorias. Além disso, permite realizar a logística reversa – uma das vantagens de integrar com um ERP;

9. Produção: este módulo é ideal para o e-commerce que fabrica os próprios produtos. Através dele, é possível gerar ordens de produção, criar relatórios de acompanhamento entre outros.

Vantagens de integrar um ERP ao e-commerce

Conhecendo um pouco sobre os nove módulos acima, já deu pra ter uma noção de como um ERP é importante em um e-commerce. Reunir todos os setores da empresa em um único sistema, já é uma grande razão para ter um software como este. Mas se você ainda está com dúvidas, vamos listar mais algumas vantagens.

Menos burocracia mais velocidade

Ao integrar um ERP ao seu e-commerce, você vai perceber que a documentação usada para comunicação entre setores vai diminuir. Uma vez  que as operações são realizadas on-line, as impressão de papéis serão reduzidas.

Além disso, tarefas como emissão de notas fiscais, ordens de produção e pedidos, serão realizadas automaticamente, sem a  intervenção manual. A automatização dos processos vai gerar mais velocidade para sua equipe e com isso aumentar o faturamento.

Menos erros mais economia

Quando você integra sua loja a um ERP, muitas preocupações acabam desaparecendo. Como é o caso das duplicações de pedidos e vendas do mesmo produto em canais diferentes.

Sem o risco de erros manuais, você trabalha com mais eficiência. Além disso, menos erros significam menos retrabalho e menos custos mensais. Com esta economia terá um lucro maior no final das contas.

Menos processos e mais organização

Com um ERP, seu e-commerce ficará mais organizado em todos os aspectos. O software pode administrar até coisas mais complexas, como a tributação e a gestão de frete, por exemplo.

Agora que você já se convenceu que integrar um ERP ao e-commerce é uma ótima opção, não perca mais tempo. Entretanto, é preciso que a sua loja esteja em uma plataforma que permita esta integração. O Signashop oferece esta opção através de diversos ERP’s. Se ficou interessado, confira nossa lista de parceiros.

Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.