Entenda por que utilizar uma cultura orientada por dados em seu e-commerce

Entenda por que utilizar uma cultura orientada por dados em seu e-commerce

Com tanta tecnologia a nosso favor, não podemos mais tomar decisões baseadas apenas em nossos instintos. Acreditar que o que funcionava antes, continuará trazendo os mesmo resultados é loucura. O que funciona para outra empresa, pode não ter o mesmo efeito em seu e-commerce, afinal seu público é diferente e cada negócio tem suas particularidades. Para definir estratégias mais concretas, você precisa criar uma cultura orientada por dados em sua empresa.

A coleta de dados relacionados aos seus clientes ou prospects e também as informações internas, vai oferecer um direcionamento para sua empresa. As ações serão baseadas em informações reais e com isso, os resultados serão mais efetivos.

Se percebeu, assim como muitos outros lojistas, que chegou a hora de incorporar a cultura de dados em sua empresa, continue lendo este post. Preparamos algumas dicas para aplicar em seu e-commerce, confira:

Cadeia de fornecimento de dados

Todos envolvidos com o e-commerce precisam enxergar os mesmo dados. Os documentos e informações devem estar acessíveis para toda a equipe, assim os processos serão reduzidos e a produtividade tende a aumentar. O objetivo final é garantir os melhores resultados para sua loja, e para que isso aconteça, deve existir uma cadeia de fornecimento de dados constantemente atualizada.

Modelos de dados

Para criar uma cultura orientada por dados, os modelos de dados são a base fundamental. Você deve definir modelos para as informações que deseja gerenciar como vendas, prospects, leads e clientes. Mantenha um controle de qualidade para seus modelos, afinal esta etapa será crucial para a análise final dos dados.

Dicionário de dados

Um dicionário serve como fonte de pesquisa, no caso de uma cultura orientada por dados, criar um dicionário será extremamente importante. A partir do dicionário de dados, você poderá disseminar as informações para toda a empresa e educar sua equipe e os novos funcionários. Além disso, terá uma fonte única de informação para que todos consultem.

Equipes de dados

O intuito de criar uma cultura orientada por dados é, de fato, tomar as decisões e seguir direcionamentos a partir dos dados coletados. Por isso, separe uma equipe para analisar efetivamente os dados, se sua empresa for pequena, esta função pode ser incorporada por alguém do time, o importante é que seja feito.

Este tipo de ação garantirá melhores resultados para seu e-commerce, afinal todos seguirão na mesma direção. Além disso, as melhores práticas serão constantemente evidenciadas.

Use os dados

Antes de aplicar a cultura orientada por dados, você seguia seu instinto ou opiniões terceiras. Chegou o momento de contar histórias baseadas nos dados coletados e tomar decisões mais assertivas. Utilize os dados a seu favor, faça teste e defina as ações que serão realizadas. O mercado online está mudando e evoluindo diariamente, portanto acompanhe este crescimento e se mantenha firme no mercado.

Agora que você já entendeu a importância de introduzir uma cultura orientada por dados em seu e-commerce e já conferiu os primeiros passos para isso, é hora de colocar em prática. Não perca mais tempo, colete os dados e tome decisões que mudarão o rumo do seu negócio definitivamente. Ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário no final do post.

Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.