Poucas vendas: entenda por que isso está acontecendo com sua loja virtual

Poucas vendas: entenda por que isso está acontecendo com sua loja virtual

As previsões são muito otimistas para o setor de e-commerce. Segundo pesquisas da E-bit, estimativa-se fechar o ano de 2016 com um faturamento de R$ 44,6 bilhões. Apesar disso, é muito comum encontrar lojas que possuem poucas vendas ou, em alguns casos, nenhuma venda. Se este é o seu caso, temos algumas dicas que podem te ajudar a sair desta situação e colocar sua loja em outro patamar, veja:

Sua estratégia está adequada?

Ao decidir entrar para o mundo do e-commerce, muitos empresários se baseiam nas estratégias dos principais players do setor. Este é um grande equívoco pois, além de estar tentando concorrer com empresas que já estão há bastante tempo no mercado, você provavelmente não terá a mesma capacidade financeira para vender com preços tão competitivos.

Portanto, nossa dica aqui é simples: foque em um nicho. Seja especialista em algum segmento, além de ter um diferencial competitivo diante dos concorrentes, você estará atendendo as necessidades específicas dos seus clientes. Além disso, ofereça um atendimento diferenciado, com experiências que os grandes varejos não podem oferecer, isso certamente irá ajudar a fidelizar seus clientes.

Recentemente lançamos os cases da Probs7 e Geh Music em nosso blog. Essas duas lojas são focadas em nichos, a primeira oferece calçados masculinos com numeração grande, enquanto a segunda foca em vender equipamentos musicais profissionais. Ambas possuem atendimento especializado e buscam resolver os problemas que os grandes players não conseguem.

Seus clientes conseguem falar com você?

Seu cliente consegue encontrar facilmente os canais de atendimento da sua loja? Você possui um telefone fixo para contato? Quando seus clientes lhe enviam um e-mail, você demora para responder? Seu chat possui horário de atendimento claro?

Estes são alguns pontos simples, mas que fazem toda a diferença para que seu cliente tenha confiança em sua loja. Garanta que o consumidor seja bem atendido, isso vai fazer com que ele fale bem da sua loja espontaneamente. Não esqueça, você ainda é uma loja pequena, sua reputação é tudo.

O visual da sua loja está adequado?

Verifique se o layout da sua loja está adequado para os seus clientes. Lembre-se, sua loja deve ser feita para atender os gostos e necessidades do consumidor, não os seus. Além disso, verifique se os botões de ação (comprar, adicionar ao carrinho, finalizar pedido, continuar) estão chamando atenção em sua loja.

“Design é função, não forma.” Essa frase citada no livro “A cabeça de Steve Jobs”, define bem o que quero dizer aqui. Seu layout não pode ser apenas bonito, ele precisa se comunicar com seu público e conduzir a navegação de forma clara e intuitiva. Certifique-se de que seus clientes terão essa experiência, caso contrário, você corre um sério risco de continuar com poucas vendas.

Quais incentivos você está oferecendo para os seus clientes?

Você tem pouco tempo para convencer o visitante a gostar da sua loja. Convenhamos, nada mais prazeroso para um consumidor do que a sensação de estar levando alguma vantagem não é mesmo? Basta observar o comportamento das pessoas em dias de liquidação, são capazes de ficar de plantão na frente do computador esperando a promoção começar, como é o exemplo da Black Friday. As pessoas acabam comprando coisas que nem precisam só para sentir que estão economizando.

Alguns clientes procuram por produtos com etiquetas de desconto, outros por promoções de frete grátis, procure entender por quais benefícios o seu público está buscando e comunique de forma clara. Tenha certeza de que ele entendeu e está satisfeito com os incentivos que sua loja oferece.

Faça um pequeno exercício para entender se sua loja está sendo eficiente nos incentivos, avalie os banners e produtos que está oferecendo e pergunte a si mesmo: quais as vantagens que meus clientes terão comprando na minha loja? Se você tiver dificuldades para responder esta pergunta simples, pode estar aí o motivo das poucas vendas, afinal seu cliente também deve estar se perguntando isso.

Seu público-alvo sabe que sua loja existe?

Ok, já validei a estratégia, os canais de atendimento estão adequados, o visual da loja está bacana e temos ótimos incentivos para os nossos clientes. Mas, e se mesmo assim minha loja tiver poucas vendas, o que mais pode ser? Todos estes pontos são importantes para o sucesso da sua loja, mas não basta executar tudo isso se ninguém souber que ela existe. Por isso, é importante separar uma verba para fazer o marketing digital da sua loja virtual.

Através de uma boa estratégia de marketing digital, você encontrará seu público-alvo e poderá atraí-lo para sua loja. Além disso, é importante dedicar tempo para o SEO da sua loja virtual. A criação de bons cadastros de produtos, categorização intuitiva e humanizada (como seu cliente busca pelo seu produto?), fotografias de qualidade, são algumas técnicas que irão contribuir para que a sua loja seja indexada nos mecanismos de busca e comece a ser encontrada por mais pessoas.

Estas são apenas algumas dicas que vão ajudar melhorar a performance de vendas da sua loja. Fique atento à esses importantes detalhes, afinal podem ser o motivo das poucas vendas. E, para encerrar, uma última dica: garanta que seus clientes estão recebendo exatamente (ou mais) do que foi prometido, especialmente no que diz respeito ao prazo de entrega, surpreenda-os sempre que possível, isso fará com que eles se tornem evangelizadores da sua marca, o que naturalmente irá aumentar suas vendas!

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