Como preparar sua loja virtual para o Dia dos Namorados

Como preparar sua loja virtual para o Dia dos Namorados

Todo ano é a mesma coisa: o Dia dos Namorados se aproxima e as vitrines começam a se encher de coraçõezinhos e mensagens de amor. Em um e-commerce, a reação não é diferente – a loja se transforma em função de uma data comemorativa. O tempo que antecede esse dia é marcado por um grande aumento no número de pedidos, portanto, é preciso estar preparado para enfrentar diversas situações. Para te ajudar a aumentar o faturamento e, de quebra, fidelizar clientes, listamos algumas coisas que você deve fazer para obter bons resultados nesse período.

Defina os objetivos da campanha
Você deseja aumentar as vendas, ter mais visibilidade ou fidelizar clientes? O primeiro passo para colocar uma campanha no ar, é definir objetivos para ela. Faça um planejamento de suas ações e trace estratégias que estejam de acordo com a realidade de sua empresa. Não faça nada por impulso – existem diversos pontos que devem ser considerados antes de divulgar qualquer ação (para o Dia dos Namorados ou não).

Prepare o estoque
Após definir os objetivos, certifique-se de que o estoque da sua loja está preparado para o Dia dos Namorados. Se houver uma pequena quantidade de produtos disponíveis, não há razão para fazer uma grande campanha. É importante ter esse controle para saber até onde você deve ir com as ações de divulgação. Uma promoção gigantesca exige um número de mercadorias igualmente gigantesco.

Altere o visual do site
As pessoas precisam saber que sua loja virtual está preparada para a data mais romântica do ano. Uma das melhores maneiras de fazer isso, é utilizar os banners da página inicial para divulgar a campanha. Como a ideia é chamar a atenção do cliente, não economize tempo e crie peças de qualidade, pois elas irão ficar em destaque no layout do site durante semanas.

Crie categorias específicas
Se nem todos os produtos de sua loja servem como presente, faça categorias específicas para o Dia dos Namorados e indique sugestões aos clientes. Um ótimo jeito de fazer isso é criar colunas com ideias “para ele” e “para ela”. Assim, você poupa o tempo do visitante e, consequentemente, conquista a sua admiração. Se você resolveu aplicar descontos, também é possível separar os itens em promoção.

Ofereça embalagens para presente e cartões
Algumas lojas virtuais costumam oferecer embalagens para presente na hora do fechamento do pedido. Você pode fazer a mesma coisa (cobrando ou não por isso). Se quiser fazer algo diferente, envie pequenos cartões em branco, para que o cliente possa escrever uma mensagem e entregá-la no dia. Essas pequenas ações irão fixar sua marca na cabeça das pessoas, que ficarão felizes com a dedicação demonstrada pela empresa.

Disponibilize vales-presente
Nem todo mundo sabe o que irá comprar no Dia dos Namorados. Portanto, disponibilize vales-presente para os indecisos. Escolha valores que vão de R$50,00 a R$ 200,00, baseando-se em seu ticket médio. Essa é uma outra opção que promete alavancar suas vendas e aumentar os acessos de sua loja.

Crie cestas de presente
Selecione alguns produtos de sua loja e crie cestas de presente de diferentes valores e tamanhos. Lembre-se de que elas precisam estar decoradas, para chamar a atenção do cliente. Você também pode oferecer a possibilidade do usuário montar a própria cesta e cobrar um valor a mais por isso.

Divulgue a campanha
Por fim, divulgue sua campanha do Dia dos Namorados. De acordo com seu estoque, utilize e-mails marketing, Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat para promovê-la. Troque as imagens das redes sociais e provoque a interação com o público. O importante nesta etapa é agir de acordo com os seus objetivos iniciais. Ao final das ações, não esqueça de medir os resultados, para que o próximo ano seja ainda melhor.

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