Previsão de demanda: como ela pode auxiliar no planejamento do e-commerce?

Previsão de demanda: como ela pode auxiliar no planejamento do e-commerce?

Com o crescimento acelerado do meio digital, a concorrência tornou-se cada vez mais acirrada. Com isso, os empresários precisam ficar mais atentos em relação a gestão do negócio. Nesse contexto, a previsão de demanda pode ser uma forte aliada, afinal ajuda bastante no planejamento estratégico.
Existem muitos modelos que podem ser implementados, mas antes de mais nada, é fundamental entender suas vantagens como: organizar melhor a operação, reduzir os riscos e maximizar as chances de manter ou aumentar a competitividade. Confira a seguir.    

Mas o que é previsão de demanda?

Como sugere o nome, a previsão de demanda nada mais é do que uma projeção sobre as necessidades da loja virtual. É utilizada para orientar os lojistas nas tomadas de decisão sobre seu negócio. As informações colhidas servem como base para o planejamento estratégico e também influenciam no plano tático e operacional do e-commerce.
A previsão de demanda é essencial para alcançar mais eficiência na gestão de estoque da loja virtual. Além disso, ela deve auxiliar em outras frentes como na produção (desde a compra de matéria-prima até a contratação de mão de obra), o planejamento de marketing e a formulação das estratégias de preço.

Quais os métodos de previsão de demanda?

Existem dois métodos para realizar a previsão de demanda: pesquisas qualitativas e quantitativas. Confira na prática:

Pesquisa qualitativa

Na qualitativa, trabalha-se com um intervalo de tempo menor, fazendo um diagnóstico sobre a demanda a curto prazo. É feito a partir da aplicação de questionários a respeito das intenções de compra do consumidor para aquele tipo de produto/serviço. Além disso, é possível realizar a captação dos dados através de outras metodologias (pesquisas junto à força de vendas ou análise dos históricos de vendas).

Pesquisa quantitativa

Usada com um pouco menos de frequência, esse tipo de pesquisa é baseada em dados estatísticos, em análises que exigem um período de tempo maior.
Seu alto grau de confiabilidade é uma das vantagens, afinal se trata de uma verificação menos subjetiva.

Previsão de demanda na prática

Independentemente do método escolhido, o ideal é que o processo siga as seguintes etapas:

  • Especificação do objetivo do projeto: estabelece as principais diretrizes do trabalho. Para evitar erros, trabalhe com metas bem definidas. É essencial também, estabelecer o segmento de mercado em local, regional ou global, além do tipo de público que se espera atingir.
  • Definição do método: ao definir os objetivos, fica mais fácil decidir o modelo mais adequado de pesquisa, seja o estudo qualitativo ou o estatístico.
  • Coleta de dados: a coleta dos dados vai depender do método escolhido. Se o escolhido foi o método qualitativo, é necessário selecionar o grupo de cliente que responderá o questionário. Mas, se optar pelo estudo estatístico, é fundamental separar os dados que serão analisados, depois determinar qual método estatístico será empregado.
  • Interpretação dos resultados: nesta etapa, é importante contar com o apoio de profissionais da área de finanças. Afinal, eles conseguirão ajudar na análise dos dados, correlacionando as informações obtidas com as questões econômico-financeiras.

Aplicando os resultados

A aplicação da previsão de demanda na prática, vai depender do seu tipo de negócio. Pensando em situações mais comuns no setor de e-commerce, um dos pontos mais críticos na operação, é a gestão do estoque. Neste caso, quanto mais precisas forem as estimativas, menores serão os riscos, tanto de mercadoria excedente quanto de falta do produto.
Sabemos que as duas situações são ruins. Se há excesso de um determinado produto, pode ocorrer problemas com o espaço disponível para armazenamento. Por outro lado, não conseguir atender à demanda também é prejudicial.
Por isso, a previsão de demanda precisa ser feita de forma sistemática e não esporadicamente.

Empregando as informações

As informações colhidas podem servir para:

Projeção das vendas: com as informações mais precisas, fica mais simples projetar o fluxo de receitas e o tipo de recurso que será necessário para atender esta demanda.
Estratégias de vendas: a previsão de demanda pode ser bem útil para a criação de estratégias específicas. Identificando a demanda em determinada faixa de preços, é possível, realizar ajustes na política adotada, diminuindo a ação da concorrência.
Controle de produção: o custo de produção é um ponto crítico na operação, afinal nem sempre existe espaço para realizar grandes alterações sem prejudicar a questão da qualidade. Entretanto, se calcular a demanda com antecedência, é possível negociar com fornecedores e, desta forma, ter uma condição mais vantajosa. Nesse caso, dependendo da estratégia, pode repassar para o cliente ou reverter para aumentar sua margem de lucro.

Viu como a previsão de demanda pode auxiliar no planejamento do seu e-commerce? Se ao final do artigo você ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários, vamos adorar ajudá-lo.

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