Gerando fidelidade através de programas de lealdade

Gerando fidelidade através de programas de lealdade

Os programas de fidelidade tradicionais já não são tão utilizados como antes. Muitos lojistas nem pensam em implantá-los em suas lojas virtuais, pois é quase impossível suportar uma operação que gera muitos custos e quase nenhum retorno de fato.

O empreendedor por sua vez fica em um impasse: como criar ações diferenciadas que gerem valor a marca, que aumentem as vendas significativamente e que não interfiram no passivo da empresa?

Programas de lealdade podem ser ótimas opções para solucionar esse problema, e nós vamos te mostrar como. Confira.

Novas tendências vêm tomando força no mercado brasileiro, umas delas é a geração de fidelidade através de programas de lealdade. Trata-se de um conjunto de ações que tem por objetivo gerar mais engajamento e vendas para a loja virtual por meio de atividades baseadas em estratégias de gamificação (táticas de passagem de nível ou ganho de pontos e bonificações).

Tecnologias como big data, geolocalização e identificação de preferências e necessidades do consumidor, também podem ser combinados com programas de lealdade em tempo real. Com isso, o lojista ganha visibilidade e obtém insights valiosos que possibilitam alcançar melhores resultados.

O que o consumidor ganha com isso?

Diferente do modelo tradicional de pontos, nos programas de lealdade o cliente ganha experiências, acesso a conteúdos exclusivos e muitas outras bonificações que ajudarão a criar uma base de fãs realmente engajados.

Ou seja, o consumidor ganha, pois se aproxima de suas marcas favoritas de maneira inovadora e o empreendedor também ganha, afinal não precisa se preocupar com os custos gerados pela oferta de pontos e prêmios.

O que o empreendedor ganha com isso?

O retorno dos programas de lealdade são bem maiores e trazem muito mais benefícios que os tradicionais programas de pontos. Isso porque, os programas de pontos premiam a não incentivam a interação do consumidor – uma vez que o cliente precisa consumir para acumular pontos. Desta forma, o engajamento real acaba não acontecendo.

Os programas de lealdade dão às marcas um bem valioso: alma. Seus benefícios irão refletir a médio e longo prazo, principalmente para as empresas que ainda estão conquistando seu espaço no mercado.

Criar identificação e laço emocional entre a marca e o consumidor é a chave para conquistar a tão sonhada lealdade. Sem dúvida, ter uma base de consumidores fiéis será fundamental para dar saltos maiores no futuro.

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