Quais experiências o consumidor B2B espera das marcas?

Quais experiências o consumidor B2B espera das marcas?

Não é uma novidade que as vendas B2B (Business-to-Business) estão ganhando mais espaço, prontas para alcançar números jamais vistos. Podemos dizer que temos um cenário extremamente promissor, tanto para o mercado internacional quanto aqui no Brasil.

A Frost & Sullivan (empresa de consultoria de negócios) realizou uma pesquisa com alguns executivos, onde constatou que 69% deles esperam parar de imprimir catálogos em, no máximo, 5 anos, e que pretendem investir exclusivamente no showroom das lojas virtuais para exibir seus produtos/serviços.

Sabemos então que este mercado tem um grande futuro. A grande questão é: as marcas estão preocupadas em criar um relacionamento digital com o consumidor B2B? E de que forma estão fazendo?

Experiência de busca e compra B2B

As transações B2B estão acontecendo cada vez mais no meio virtual, começando muitas vezes com uma busca rápida no Google. Atualmente metade das compras feitas no e-commerce já são realizadas por consumidores millennials, pessoas com amplo acesso e conhecimento da internet.

Além de estar bem familiarizados com as compras online, esse tipo de consumidor é menos tolerante com experiências ruins. Logo, se suas expectativas não são atendidas, ele facilmente vai procurar um de seus concorrentes. Por isso, a experiência de navegação e compra é tão importante para este mercado.

Mas então o que um e-commerce B2B precisar ter? Quais experiências esse tipo de consumidor espera? Se você é dono de um e-commerce B2B ou está pensando em montar um, confira as dicas que preparamos a seguir.

Omni-channel

O processo de compra B2B acontece muito antes do contato efetivamente com a loja ou vendedor. Por isso é fundamental oferecer uma experiência omni-channel perfeitamente integrada, afinal os consumidores se movimentam através de múltiplas plataformas para conseguir a informação que precisam antes de comprar.

Em um e-commerce B2B, o cliente exige muito além das informações a respeito de ofertas, como dados contábeis, preferências administrativas, termos de pagamento, relatórios e serviços de pós-venda, por exemplo.

Plataformas como as SaaS, permitem que empresas B2B integrem sistemas de contato telefônico com outros canais de comunicação, como chat, vídeo e aplicativos mobile. Isso significa que o consumidor terá mesma experiência em qualquer canal que escolher.

Data Analytics

Antes, os processos de B2B upselling costumavam envolver o contato direto entre o vendedor e o consumidor. Isso tornava a operação extremamente demorada pois o vendedor precisava coletar todas a informações e tentar entender o que o consumidor queria.

Felizmente a jornada de compra digital permite que hoje empresas reúnam uma grande quantidade de dados a respeito do consumidor, comportamento de compra entre outros. Com isso, a experiência de compra torna-se mais personalizada e otimizada, afinal essas informações ficaram armazenadas para um atendimento futuro.

Além disso, esses dados ajudarão sua equipe a gerar insights para ações de marketing, ajustar processos, identificar possíveis ameaças, novas oportunidades etc.

Atualização constante

As atualizações em um negócio digital são fundamentais e garantirão que você continue no páreo. Porém, não realizá-las constantemente é visto como algo negativo pelo consumidor. Assim como realizar uma atualização e prejudicar ou piorar o sistema atual, gerando bugs, por exemplo.

Os clientes da Signativa já têm essa tecnologia, onde recebem atualizações constantes em suas lojas virtuais. Contamos com um time de especialistas que monitoram todos os updates para garantir estabilidade e sucesso ao final da atividade. Atualmente já operamos algumas lojas no modelo B2B como o Grupo Cybershop, Eroticpoint, Linda Bela, entre outros, que têm alcançado resultados bem satisfatórios.

O consumidor B2B tem muito conhecimento e uma grande quantidade de dados e programas a sua disposição. Isso os torna cada vez mais independentes e exigentes. Eles provavelmente vão analisar e tomar a decisão antes de sequer considerar entrar em contato com a sua loja, por isso você deve estar preparado. Quando entrarem em contato para a compra, terão uma expectativa altíssima e esperam uma experiência personalizada e adequada às suas necessidades.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

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