Retenção de clientes: por que seu e-commerce precisa investir?

Retenção de clientes: por que seu e-commerce precisa investir?

A maioria dos lojistas acaba gastando muito com o custo de aquisição de clientes (CAC), pois acreditam ser a melhor estratégia para aumentar suas vendas. Entretanto, esta não é a única alternativa que pode ajudar a aumentar o faturamento. Investir na retenção de clientes, por exemplo, pode ser uma ótima solução.

Trabalhar com clientes que já fazem parte de sua carteira e que já compraram em seu e-commerce, pode ser muito mais interessante. Mas, se você ainda não está convencido de como é importante investir na retenção de clientes, continue lendo este post.

Venda certa

Quando você fideliza um cliente, ele passa a evangelizar sua marca. Ter clientes divulgando e falando bem do seu e-commerce, produto ou atendimento é fantástico. Um cliente fiel certamente vai virar um comprador assíduo da sua loja virtual. Por isso é tão importante investir na retenção de clientes.

Um consumidor que teve já realizou mais de uma compra em seu e-commerce, tem mais chances de continuar comprando do que aquele cliente que você está tentando conquistar com uma promoção. Portanto, focar as ações naquele que oferece uma venda certa é muito mais atraente.

Custo inferior

Conquistar um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que manter os clientes atuais. Se compararmos os gastos que você terá na aquisição de novos leads com o custo da retenção de clientes, logo percebemos que a segunda opção torna-se mais viável. Isso porque, para atrair clientes são necessárias ações e estratégias de marketing que normalmente precisam de muito investimento.

Para os clientes que já estão em sua base de contatos, você pode enviar um e-mail marketing sobre uma promoção ou mesmo segmentar a campanha pelo perfil do consumidor. Usar as redes sociais para informar e trazer seu cliente para a loja virtual, costuma funcionar muito bem, uma vez que este cliente já está fidelizado. Estas ferramentas tem um baixo custo, porém o resultado é eficaz.

Lucros maiores

A partir do momento que você conquista um cliente, ele passa a se sentir seguro em relação ao seu e-commerce. Depois de realizar algumas compras, perceber que foi bem atendido e que o produto chegou dentro do prazo, ele certamente ficará à vontade em comprar um produto de maior valor.

A retenção de cliente influencia diretamente nos lucros da sua empresa. Um cliente retido e fiel equivale a quase 20 leads, ou seja, o valor financeiro que um cliente tem para a empresa é muito alto. Além de não gastar com a aquisição, reter clientes fará seus lucros aumentarem e consequentemente terá clientes satisfeitos.

Isso não quer dizer que você não tenha que investir na captação de novos clientes, apenas divida as ações e foque naquela que está trazendo mais resultados. Divulgar e conquistar clientes é saudável e fundamental para renovar um e-commerce, porém o erro de muitos lojistas é concentrar as estratégias apenas nesse público.

Se você ficou com alguma dúvida em relação a retenção de clientes, deixe seu comentário no final deste post que logo entramos em contato. Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

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