Saiba como oferecer mais segurança em sua loja virtual

Saiba como oferecer mais segurança em sua loja virtual

Apesar do seu crescimento eminente, o comércio online ainda é um tabu para muitos brasileiros. A segurança é uma peça fundamental em um e-commerce, afinal interfere diretamente nas vendas. De um lado o consumidor, que se sente inseguro em fornecer seus dados e do outro o lojista, que pode sofrer com as fraudes.

Nos últimos 5 anos, cerca de 49% da população brasileira sofreu algum tipo de fraude com cartão de crédito ou débito. Embora o boleto bancário seja o modelo de compra mais popular no Brasil, devemos levar em consideração que o cartão de crédito está ganhando cada vez mais espaço.

Segundo a Allpago (empresa processadora de meios de pagamento online), 48% dos pagamentos online do Brasil são feitos através de cartões de crédito nacionais. Apenas 24% das vendas são feitas com boleto bancário e 21% com cartões internacionais.

Sabemos que as vendas com cartões exigem mais cuidado e por isso é necessário investir em sistemas de segurança. Existem diversas empresas especialistas em antifraude. Algumas avaliam exclusivamente o computador de acesso (onde a compra foi realizada), outras fazem uma análise dos históricos de compra para avaliar se houve fraude. Além disso, é possível rastrear o comportamento que o consumidor teve dentro do e-commerce.

Dependendo do volume de suas vendas, vale a pena conhecer alguns sistemas de segurança que cobrem um determinado valor por transação. Neste modelo, o investimento inicial é alto, por isso é importante avaliar se este tipo de contratação vai se adequar às suas necessidades.

Além disso, existem outros fatores que devem ser levados em conta para diminuir as chances de fraude e aumentar a confiança do consumidor em relação ao seu site. Confira.

Nome fantasia

É muito comum o nome da loja virtual ser um e na fatura do cliente aparecer outro completamente diferente. Isso não é uma boa prática, afinal acaba confundindo o consumidor. Pense bem, ele está comprando da “Loja X” e em sua fatura aparece “Loja Y”, é no mínimo estranho e não transmite segurança para o consumidor. Por isso, de preferência opte em manter um padrão de nomes.

Ticket médio

Para evitar fraudes em seu e-commerce, observe constantemente o comportamento do seu consumidor. Fique atento ao seu ticket médio. Se estiver acostumado a receber pedidos com um determinado valor e, de repente, começar a receber pedidos com o ticket 5x maior, tome cuidado. Pode ser uma fraude.

Comportamento do consumidor

Muitas fraudes podem ser evitadas apenas analisando o comportamento de compra dos seus clientes. Se receber muitos pedidos no mesmo CPF ou com o mesmo endereço de entrega, é melhor analisar estes casos com calma.  

Certificado de segurança

Os certificados de segurança (SSL) têm como objetivo manter os dados de uma loja virtual seguros. Além de proteger, o certificado também proporciona credibilidade ao e-commerce. Ter um SSL em sua loja virtual irá comprovar a identidade do site, além de garantir a segurança dos clientes.

Aprenda com os erros

Se mesmo com todas as ferramentas de segurança você sofrer uma fraude em sua loja virtual, lembre que esta é uma oportunidade de aprender com os erros. Avalie o que pode ter errado, se existe alguma brecha e procure melhorar para evitar que estes erros se repitam.

É importante lembrar que a segurança é um item fundamental em um e-commerce. Procure melhorar seus processos para que seu consumidor se sinta confortável e seguro ao realizar suas compras, além de diminuir as fraudes.

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