Já pensou em segmentar seu e-commerce?

Já pensou em segmentar seu e-commerce?

Através do conceito de que para toda demanda pode haver oferta é que muitos empresários virtuais decidiram segmentar seu negócio. Com o objetivo de atingir um nicho mais específico no mercado, muitas lojas estão direcionando suas ações de acordo com o perfil, estilo e gosto dos clientes.

Entretanto alguns lojistas ainda acreditam que esta medida pode ser negativa, pois assim atingirão uma quantidade de público inferior a habitual. Sim, isso é verdade! Porém, o cliente que for impactado com as campanhas e demais ações, será um lead super qualificado, ou seja, um consumidor com alto potencial de compra.

Portanto, ao segmentar seu negócio, as chances de conversão e lucratividade aumentarão significativamente. E você, já pensou em segmentar seu e-commerce? Confira algumas vantagens e dicas e avalie se esta opção se encaixa a sua realidade.

Segmentar é uma oportunidade

Trabalhar com um nicho de mercado é uma ótima oportunidade, principalmente para o pequeno empreendedor. Isso porque ele poderá se consolidar em um ramo específico onde sua concorrência não atende com total qualidade.

Muitas vezes o microempreendedor não consegue bater de frente com as grandes marcas, fica frustrado e em alguns casos acaba fechando seu e-commerce. Entretanto, ao segmentar seu negócio, ele não precisará competir com essas empresas e atingirá essa demanda específica.

O nicho escolhido pode ser qualquer um. Mas, antes de definir onde apostar suas fichas, avalie se há mercado para este produto, qual a procura, qual a rentabilidade etc. Nem sempre o produto que você julga interessante é o que de fato lhe trará mais resultados.

Tenha uma curadoria eficiente

Se o seu diferencial será a segmentação, o processo de curadoria deve ser bem criterioso. Assim, você conseguirá oferecer produtos que correspondam às expectativas do seu perfil de cliente, o que estará diretamente ligado a experiência de compra.  

Se for trabalhar com clubes de assinatura, procure manter a qualidade constante dos produtos. Ao oferecer um serviço recorrente, você precisa estar sempre preocupado com a satisfação do seu cliente.

Além disso, é preciso ter cuidado e respeitar os prazos de entrega estabelecidos. Quando dependemos de serviços como os Correios, por exemplo, podem haver imprevistos, é importante manter o consumidor informado  de todos os processos.

Por fim, por se tratar de um mercado segmentado, é fundamental atender os clientes de uma maneira exclusiva, desde a compra até o pós-venda, para que se sintam especiais e únicos. Desta forma as chances de fidelidade aumentam bastante.

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