Seu e-commerce está preparado para a Black Friday?

Seu e-commerce está preparado para a Black Friday?

Black Friday, ou sexta-feira negra, é um termo americano, utilizado para nomear as vendas realizadas na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Neste dia, os lojistas aplicam preços bem abaixo do mercado, com descontos em quase todos os produtos. Este evento ocorre todos os anos e vem ganhando força em vários outros países, inclusive no Brasil. .

A primeira Black Friday brasileira aconteceu no ano de 2010, e desde então, esta data é muito esperada pelos varejistas. As vendas aumentam consideravelmente neste período, principalmente no mercado virtual. De acordo com o relatório WebShoppers, realizado pela E-bit, em 2014 o comércio eletrônico movimentou 1,16 bilhão. Para a Black Friday deste ano – que acontecerá no dia 27 de novembro – espera-se um aumento de 56% em relação às vendas do ano passado.

Black Friday e a crise

Com o cenário econômico brasileiro em alta, fica a dúvida: como será a Black Friday com a crise? O e-commerce tem uma grande vantagem, pois ele não é afetado por este problema. Em uma pesquisa realizada pelo site Zoom (comparador de preços e produtos), apesar dos consumidores estarem cautelosos, 71% dos entrevistados disseram que estão dispostos a comprar na Black Friday, se encontrarem bons descontos.

Portanto, é hora de preparar sua loja para a Black Friday! Elaboramos algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso nesta data tão esperada pelo varejo.

Altere os banners

O banner é uma das primeiras coisas que o internauta vê, por isso, é importante alterá-los sempre que possível. É preciso informar ao cliente que você fará promoções na Black Friday, pois o objetivo é justamente instigar seus consumidores, fazendo com que eles acessem seu loja, principalmente neste dia.

Faça promoções

É ideal planejar as promoções com antecedência e realizar testes para evitar qualquer problema no dia. Você terá que decidir que tipo de promoção vai fazer: descontos em toda a loja, em produtos ou marcas específicas, frete grátis, entre outras coisas. Já falamos aqui no blog sobre como planejar promoções especificamente no Magento, onde damos várias dicas que podem te ajudar na hora de elaborar suas ações promocionais.

Redes sociais

Atualmente, é fundamental a divulgação das promoções nas redes sociais. Os consumidores estão cada vez mais conectados, por isso, essa é uma das formas mais eficazes de divulgar seus produtos, pois o alcance é alto. Escolha os canais de comunicação mais adequados ao seu tipo de negócio e não deixe de promover suas ações durante a Black Friday.

E-mail marketing

Enviar e-mail marketing é muito eficiente, pois você tem uma lista segmentada de clientes e pessoas que assinaram para receber suas newsletters. A comunicação pode ser bem objetiva e você sabe que o tempo que investir bolando um bom e-mail surtirá efeito, pois estará falando com pessoas que são totalmente interessadas em seu negócio.

Depois de seguir estas dicas, é só se preparar, esperar o dia 27 de novembro e lucrar muito!

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