Todo lojista virtual precisa ter muita atenção no momento de separar pedidos, enviar as mercadorias e até mesmo na hora de criar uma promoção. Mesmo tomando todos os cuidados, imprevistos podem acontecer (e frequentemente). Mas não se desespere: você não está sozinho. Algumas situações são mais comuns do que parecem.
1. Lidar com clientes nervosos
Tudo bem que isso não é uma exclusividade do e-commerce, mas o problema de lidar com clientes nervosos no ambiente online, é a publicidade negativa que eles podem causar. As redes sociais têm um impacto muito grande nas empresas, por isso, atender consumidores “explosivos” é sempre estressante – principalmente se você não fez nada de errado. A dica para qualquer lojista virtual é invocar o Deus da paciência e lidar com a situação da melhor forma possível.

Sempre existe aquele cliente que gosta de comprar a loja inteira (ainda bem). Então, você decide embalar os itens do pedido todos juntos – questão de praticidade, não é? Ao deixar o pacote na transportadora, você percebe que esqueceu de inserir produtos na embalagem. Prepare-se: é hora de correr atrás do veículo da empresa.

Como nem tudo está em suas mãos, pode acontecer da empresa responsável pelo transporte se enganar e entregar o produto para a pessoa errada. O que fazer nesses casos? Chorar ou resolver o problema com a transportadora? Certamente você não pode pegar o produto de volta, seria um tanto… esquisito.

Este é um dos erros mais comuns cometidos por um lojista virtual. Lembre-se de que o seu gosto nem sempre será o mesmo de seu cliente. Por isso, talvez aquele produto que você tenha investido muito não tenha o retorno esperado. Mas pense pelo lado positivo: você estará cercado de coisas que ama!

O contrário também pode acontecer: aquele produto que você não dava muita bola cai no gosto do público e vira um sucesso. Por mais que você não entenda o que está acontecendo, é hora de investir mais nesse item e comemorar o lucro.

Ter muitos pedidos nunca é ruim, o problema é quando eles parecem chegar todos no mesmo dia. Nesses casos, o dia fica curto e ao final dele, você está beirando a insanidade.

E é claro que em datas comemorativas, você não tem vida social. Comer e tomar banho é para os fracos. Nada de descansar enquanto todos os produtos não estiverem embalados. Afinal, quem precisa dormir?

Fins de semana costumam render vários pedidos, por isso, é de se esperar que você passe boa parte deles trabalhando. Não é tão ruim assim, vai. Viajar vai ficar para a próxima.

Finalmente você alterou banners, criou as regras, separou o estoque e colocou a promoção no ar. Que pena que o mais importante foi esquecido: tirar a bendita do ar. É claro que você só vai perceber isso depois de vários clientes aproveitarem a promoção que não acaba nunca. Você também sabe que eles estão rindo da sua cara enquanto compram sem parar.

Apesar de todas essas situações, nada se compara a receber elogios dos seus clientes. Por e-mail, redes sociais, ou nos próprios comentários na loja virtual: saber que nosso trabalho é reconhecido é bom demais! Quando você conquista clientes pela qualidade do serviço prestado, sabe que está no caminho certo.

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