Utilizando os SKUs em sua loja virtual para aumentar os lucros

Utilizando os SKUs em sua loja virtual para aumentar os lucros

Em um negócio online, é fundamental identificar precisamente cada item do estoque. Seja na loja física ou na virtual, as informações devem estar atualizadas e categorizadas para que todos compreendam, de forma clara, a diferença entre os produtos. Além de deixar seu e-commerce organizado, essa prática pode aumentar seus lucros. 

Ter um estoque categorizado é algo básico para quem tem uma loja virtual, afinal você conseguirá entregar ao cliente exatamente o item que ele adquiriu. Para isso, o lojista deve contar com algumas ferramentas, como é o caso do SKU.

A unidade básica de identificação de produtos é o SKU – Stock Keeping Unit. Ele representa um item específico e permite identificar cada produto do estoque especificamente.

Ao criar uma arquitetura baseada em SKUs, é possível acompanhar a posição de estoque de cada produto e prever quando fazer novos pedidos. Através dessa precisão, o empresário economiza tempo e aumenta a eficiência e a produtividade da operação.

Os SKUs podem ser usados para melhorar o desempenho de sua operação online de várias outras maneiras, confira: 

Previsão

A partir do momento que seu e-commerce tem os números precisos do estoque, é possível prever vendas e antecipar as necessidades do consumidor. Além disso, você consegue projetar o desempenho de novos produtos a partir de características dos que já existem.

Utilizando os SKUs, você terá uma maior previsibilidade, compras mais assertivas, redução de custos e melhora nas margens da operação.

Identificação

Em seu e-commerce provavelmente existem itens que têm importância desproporcional a seu volume de vendas ou giro. São produtos que vendem relativamente pouco, mas que são procurados por alguns de seus consumidores mais importantes e fiéis. Por este motivo, você não pode parar de vender esses itens, afinal corre o risco de afastá-los.

Ao utilizar a arquitetura de SKUs, é possível identificar as tendências e características de compra dos consumidores e, desta forma, manter os produtos de baixo giro quando eles são importantes.

Estruturação

Usando a arquitetura de SKUs, o lojista consegue entender quais são os itens mais procurados, quais geram as melhores margens e assim, dar mais destaque a esses produtos, seja através de landing pages, displays ou nos resultados de busca.

Satisfação e fidelização

Usar os SKUs para antecipar o reabastecimento da loja, fará com que os itens mais desejados pelos consumidores estejam disponíveis com mais frequência. Isso reduz as chances do consumidor desistir da compra ou que troque de fornecedor. 

Indicação

Ao utilizar essa técnica em seu e-commerce, você conseguirá acompanhar várias características dos produtos. Estas informações poderão ser utilizadas para indicar produtos semelhantes ou sugerir outros que se aproximem das preferências do consumidor. 

Por fim, é preciso entender que, ao utilizar a arquitetura de SKUs no seu e-commerce, você não estará apenas identificando os produtos, mas sim usando uma estratégia para gerenciar o estoque, acompanhar tendências de consumo e conhecer melhor o comportamento do consumidor.

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