Social Listening: o que os consumidores falam da sua empresa?

Social Listening: o que os consumidores falam da sua empresa?

Quando uma marca decide trabalhar com vendas online, ela precisa estar ciente que a troca de informações entre os consumidores aumenta muito nesse ambiente. Sejam elas, menções à marca, elogios ou até reclamações, as informações chegam rapidamente à outro cliente.

Por este motivo, a empresa precisa acompanhar constantemente essas trocas e conversas. Você sabe como fazer isso? O Social Listening pode te ajudar.

Mas afinal, o que é Social Listening?

Social Listening ou Escuta social é uma ferramenta de monitoramento sobre assuntos que interessam à empresa, não somente as menções diretas a marca. Para o trabalho ser completo, é preciso utilizar as palavras-chave ou termos relacionados ao negócio. Além disso, as citações relacionadas aos concorrentes diretos ou indiretos também são importantes.

Entretanto, não adianta apenas receber as notificações das eventuais menções, mas sim criar uma estratégia e usar as ferramentas corretas para aproveitar melhor os conteúdos.

Social Commerce X Social Listening

Tanto o Social Commerce quanto o Social Listening tem como objetivo, valorizar a integração entre a loja virtual e as redes sociais. Por isso, os lojistas devem aproveitar esses canais para promover os produtos e também interagir com os consumidores.

Os usuários trafegam entre diferentes canais como as redes sociais, portanto a loja virtual precisa estar disponíveis em todos eles. É fundamental traçar uma estratégia para cada ambiente e compreender as necessidades do público. O foco não deve ser apenas comunicar nesses canais, mas também entender melhor o comportamento do consumidor. É nesse aspecto que o Social Listening é importante. Confira.

Social Listening na prática

Ao montar sua estratégia de Social Listening, você deve indicar seus objetivos e pensar no que será feito com as informações obtidas. É importante saber que essa ferramenta poderá lhe ajudar de muitas formas, como na captação de informações para identificar onde é preciso melhorar. É importante ressaltar que as informações vêm de diversas fontes, afinal o monitoramento mapeia muitos canais.

Além disso, com o Social Listening é possível compreender o comportamento da sua concorrência. Com isso você conhece os erros e acertos e pode aplicar todo esse conhecimento em seu negócio para se superar.

O serviço de atendimento também pode ser mais eficaz utilizando essa ferramenta. Afinal a experiência do usuário depende bastante da qualidade dos serviços prestados.

Com este tipo de estratégia, você também poderá aumentar seu número de clientes. Mas, para isso, é fundamental expandir sua Escuta Social, monitorando, por exemplo, as palavras-chave ou termos relacionados ao seu negócio.

Monitoramento

Como vimos, o Social Listening  deve ser usado como uma ação estratégica. Não basta apenas configurar as ferramentas para fazer o acompanhamento das menções, é necessário definir os objetivos e fazer o monitoramento constante.

Aqui vão algumas dicas de boas práticas no monitoramento:

  1. Citações: além de monitorar o nome da empresa e seus produtos, é interessante observar as citações aos diretores e até dos funcionários que estão na linha de frente da empresa;
  2. Palavras-chave: se o seu objetivo for gerar leads, sempre monitore as palavras-chave e termos que estão em alta no seu segmento;
  3. Reações: não esqueça de mapear as reações positivas e as negativas nas redes sociais;
  4. Ferramentas: atualmente existem excelentes ferramentas de gestão para redes sociais. Avalie qual se encaixa melhor ao seu modelo de negócio, certamente isso será muito relevante para seu sucesso.

Como explicamos, o Social Listening pode trazer muitos benefícios para sua marca. Afinal, você poderá identificar potenciais clientes, saber o nível de satisfação e insatisfação com a sua empresa, monitorar seus concorrentes e ainda compreender mais amplamente as oportunidades de melhoria.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

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