Storytelling: como usar esta poderosa ferramenta de marketing no e-commerce

Storytelling: como usar esta poderosa ferramenta de marketing no e-commerce

O marketing digital deixou de ser apenas uma vertente do marketing e ganhou muito espaço nos últimos anos. Apesar da possibilidade de criar diversas ações no meio virtual, o departamento de marketing digital precisa se atualizar constantemente. Para isso, buscam novas técnicas e estratégias, como é o caso do Storytelling.

Você pode estar se perguntando o que é Storytelling. Se isso lhe ocorreu, não se preocupe, muitas pessoas ainda não sabem do que se trata. Por isso, nossa equipe preparou este texto explicando o que é está ferramenta e como ela pode ser usada em suas ações de marketing digital.

Afinal, o que é Storytelling?

O Storytelling é uma ferramenta utilizada para contar histórias. Utiliza de recursos audiovisuais e/ou de palavras para contar algo de forma persuasiva. Seu intuito é promover um negócio, divulgar um produto ou empresa sem que haja uma venda de fato.

Não é novidade que nós adoramos contar e ouvir histórias. Nos apegamos aos personagens, reais ou fictícios, aumentamos nossa compreensão e desenvolvemos nossa capacidade cognitiva.

Nossa empatia faz com que sejamos rapidamente envolvidos por qualquer narrativa, mesmo sem querer. O impacto que esta técnica (Storytelling) causa no consumidor, é o que lhe faz uma poderosa ferramenta de marketing.

Storytelling e o Marketing digital

As empresas utilizam o Storytelling como uma forma de criar uma identificação entre a marca e o consumidor. Quando uma pessoa se identifica com uma história ou fato contado na narrativa, associa a empresa a algo positivo, que tem os mesmos interesses.

O consumidor não quer apenas comprar o seu produto, ele quer se envolver em uma história. As pessoas que não têm uma identidade definida, procuram nessas narrações a possibilidade de desenvolver sua identidade. Ao mesmo tempo que, o consumidor com identidade formada, procura se reafirmar através dos produtos e histórias que consomem.

No e-commerce, onde o consumidor tem muitas opções, é preciso ser muito criativo para chamar sua atenção. Além de oferecer um preço acessível, formas de pagamento e entrega amigáveis, é preciso muito mais para ganhar um cliente. É neste ponto que o Storytelling pode ajudar.

Esse formato permite criar uma conexão emocional entre a marca e o cliente. Utilizando esse diferencial, a empresa passa alguns pontos na frente de seus concorrentes e as chances de cativar o cliente só aumentam.

Como utilizar o Storytelling no e-commerce?

Existem diversas formas de utilizar o Storytelling na sua loja virtual. Você pode dar bastante destaque a esta ação, adicionando as informações em sua home page. No campo ou página “Sobre nós”, você pode contar uma história mais detalhada, porém cuide com o excesso de conteúdo para não cansar o leitor.

Outra forma de utilizar o Storytelling é na página de produtos. Além da descrição dos produtos, você pode criar selos como “Compre e doe 5%”, por exemplo. O importante é que o consumidor entenda rapidamente a mensagem e se comova.

Você precisa inspirar o consumidor a participar da história que está contando. Além de comprar o produto, ele tem que desejar conhecer mais sobre a marca.

Usando a técnica de Storytelling em suas ações de marketing digital, você conquistará o consumidor e aumentará suas vendas. Então não perca mais tempo e adicione esta ação em seu próximo planejamento de marketing.

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