Substituição Tributária no e-commerce B2B

Substituição Tributária no e-commerce B2B

A maior parte dos lojistas têm dificuldades para entender a estrutura de arrecadação de impostos brasileira. Entretanto, você já deve ter ouvido falar no cálculo da Substituição Tributária, não é mesmo?

Este regime também conhecido com ICMS-ST, é um grande avanço no combate a sonegação de impostos e a informalidade. Apesar da grande vantagem, a Substituição Tributária possui uma alíquota diferente para cada Estado, o que a torna ainda mais complicada para alguns empreendedores.

Exemplificando, imagine uma indústria de doces onde existe a distribuidora, o lojista e o consumidor final. Sem a Substituição Tributária, cada pedido deveria ter seu cálculo de ICMS. Já com a substituição, apenas a indústria recolhe o imposto por todas as outras.

Mas a indústria não é a única que paga imposto, ela somente adiantará esse valor ao governo e o restante da cadeia (lojista e consumidor final) será embutido no valor no preço da nota fiscal.

Além das alíquotas de ICMS  serem diferentes para cada estado, o valor pode variar conforme a categoria do produto. A substituição pode reduzir os custos em algumas situações, porém no e-commerce é um pouco mais complicado, afinal as vendas acontecem em estados diferentes.

Uma alternativa que vem sendo utilizada por alguns lojistas, é criar uma média de acordo com os estados mais vendidos e incorporar esse valor no preço do produto. Contudo, isso pode acarretar na perda de capital e de competitividade em relação a outros empresários que realizam o cálculo do modo correto, para cada estado.

Módulo de Substituição Tributária

Com o intuito de simplificar esse processo, a Signativa, criou um módulo de cálculo da Substituição Tributária. A informações aparecem no momento do check-out, e o cliente deve cadastrar todas as informações fiscais do produto no painel administrativo.

Assim que o comprador adiciona o produto no carrinho, a plataforma já fornece o cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), da Substituição Tributária e do frete no subtotal. Desta forma, o comprador, tem acesso ao valor correto agregado à compra e sabe exatamente o que está pagando.

Ficou interessado e quer começar a utilizar em seu e-commerce? Então entre em contato com nossa equipe através do e-mail suporte@signativa.com.br ou pelo chat no painel e saiba mais.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.