Supermercados online: por que vale a pena apostar?

Supermercados online: por que vale a pena apostar?

A comodidade que o consumidor tem ao comprar seus produtos online, é um dos grandes diferenciais deste modelo de negócio. E se isso tem funcionado tão bem em outros segmentos, por que não funcionaria no ramo alimentício? Alguns supermercados fizeram essa pergunta e, percebendo as inúmeras possibilidades que essa modalidade oferece, resolveram investir em supermercados online.

A rotina sempre cheia de compromissos, faz com que o consumidor procure outras alternativas para realizar suas tarefas cotidianas, como fazer as compras no supermercado. Muitas pessoas não gostam de ir até o estabelecimento, ou não tem tempo. Em casos como esse, um supermercado online certamente seria uma ótima opção.

Embora a representatividade dos supermercados online em relação aos demais segmentos ainda seja baixa, vale a pena apostar nessa tendência, afinal em pouco tempo essa realidade vai mudar bastante.

Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), se analisarmos os 20 maiores supermercados do país, 11 deles já vendem online, ou seja 55%. Entre eles podemos citar alguns nomes como: Confiança (cliente do Signashop), Carrefour, Angeloni, Walmart, Grupo Pereira, Irmãos Muffato, Savegnago, GPA, Zona Sul, Coop, Sonda Supermercados e Multi Formato Distribuidora.

A Start-up Superlist fez uma pesquisa que revelou que 1 em cada 4 pessoas (26%) nos grandes centros, não têm prazer em comprar em supermercados. Além disso, 12% dos clientes preferem evitar a ida a este tipo de estabelecimento.

As vantagens de criar este tipo de canal, vão além da comodidade que este modelo oferece. Vender online permite atingir um número bem maior de clientes, de outros bairros ou regiões, e tudo vai depender da sua limitação quanto a entrega.

Se você tem um supermercado e quer expandir seu negócio para o meio digital, confira algumas dicas:

Planejando as ações

Sem dúvida você encontrará algumas barreiras ao criar seu supermercado online. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é tão complicado assim. Além disso, fazendo com um planejamento adequado, esta decisão pode aumentar consideravelmente o faturamento do seu e-commerce.

O Signashop tem um equipe altamente preparada para auxiliar os lojistas neste processo transitório. Nossos profissionais estarão presentes em todas as etapas da consultoria, desde o planejamento até a execução das ações.

Pilares para o sucesso

Para obter sucesso, os supermercados online precisam de três pilares: marketing, comercial e o operacional. Os três departamento devem andar lado a lado na construção do e-commerce. Confira.

  1. Marketing

A equipe de marketing será responsável por trazer o público para este novo canal – informando aos clientes sobre esta novidade. Essas promoções podem ser feitas de diversas formas, com estratégias pagas ou orgânicas.

Podem trabalhar com produção de conteúdo para gerar mais credibilidade a marca, ou investir em SEO para buscas orgânicas. Além disso, a mídia paga (com anúncios personalizados), pode ser uma ótima opção.

  1. Comercial

O departamento comercial vai cuidar da forma como a venda será realizada. Trabalhar em uma estratégia omnichannel será fundamental. Cabe a este setor também, definir a disposição e apresentação dos produtos na loja online.

Esta equipe vai determinar quais as formas de pagamento, entrega e promoções serão utilizadas no e-commerce. O comercial é o responsável por deixar a loja intuitiva e funcional. Por este motivo, precisam analisar bem a escolha da plataforma de e-commerce, que será fundamental para o sucesso da loja online.

O Signashop oferece diversas funcionalidades que podem ser usadas nos supermercados online. Entre elas podemos destacar o recurso de promoção avançada, que torna essa experiência totalmente personalizável.

Com este recurso o lojista pode aplicar promoções para determinadas categorias, catálogos, grupos específicos de clientes, frete grátis para compras acima de determinado valor ou CEP etc.

  1. Operacional

No setor operacional as coisas ficam um pouco mais complexas, mas não se assuste. Nesta etapa serão tratadas as questões técnicas, desde as integrações com as empresas adquirentes de cartão de crédito, até o sistema anti-fraude e estoque. Aqui, tudo precisa estar conectado com a loja física.

O Signashop é um facilitador nesta fase. Os lojistas conseguem fazer integrações com ERP’s através dos inúmeros parceiros.

Um dos grandes desafios para os supermercados online é a logística, pois precisam lidar com situações diferentes das habituais. É fundamental ter cuidado com os produtos resfriados. Além disso, a agilidade durante o processo de separação, embalagem e entrega é imprescindível neste modelo de negócio.

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