Tele Silk: como a história do seu Antônio pode te inspirar

Tele Silk: como a história do seu Antônio pode te inspirar

Hoje o case é daqueles inspiradores que a gente ama. A história tem como protagonista o seu Antônio, que há quase 3 décadas vem construindo seu legado no ramo da serigrafia. Ele nasceu em Treze Tílias, no oeste de Santa Catarina, onde passou parte de sua juventude. Até que, diante da falta de perspectivas, ele decidiu migrar para a capital paulista.

Trabalhou como office boy, chofer de táxi, até que com seu carisma e empenho, conseguiu uma posição de vendedor em uma multinacional alemã. Neste tempo, casou-se com a  dona Jubi, com quem teve duas filhas: Angélica e Camila.

A vida desenrolava-se até que, no final dos anos 80, mais uma crise. A empresa na qual o seu Antônio trabalhava fechou e ele deparou-se com a incerteza de prover o sustento de sua família. Foi neste momento, que seu Antonio e dona Jubi agarraram a única oportunidade que lhes apareceu: vender materiais serigráficos na Galeria do Rock. Foi então que surgiu a Tele Silk. 

A Tele Silk

Fundada em 1992, a Tele Silk trabalha com uma gama de produtos para serigrafia. Tintas, rolos, emulsões, fotolitos e quadros, são apenas alguns dos materiais disponíveis. Atualmente, a empresa conta com uma loja física na Galeria do Rock em SP e uma loja virtual no Signashop.

Loja Virtual

Conversamos com a Camila, filha do seu Antônio, que nos contou muita coisa interessante. Descobrimos que o objetivo inicial da empresa ao criar uma loja virtual, era atender com maior eficiência e qualidade os clientes que a empresa já possuía em outros estados do Brasil.

“Com uma acentuada alteração em nosso setor e, simultaneamente, do comportamento do consumidor, podemos afirmar que expandir nosso atendimento para o mundo digital foi crucial para a continuidade de nossas atividades como um todo”, conta.

Quando questionada sobre a dificuldade de manter a loja física e a virtual, Camila diz que vê isto como uma oportunidade. Para ela, o processo de compra está cada vez mais multiplataforma e integrado. Afinal, enquanto o e-commerce garante ao cliente acessar as informações rapidamente, a loja física proporciona uma outra experiência.

Ela explica que atualmente a representatividade do e-commerce fica em torno de 45%, mas a intenção é que em 5 anos esse percentual aumente para 70% no total de vendas. Para isso, eles contam com algumas estratégias de marketing online, como divulgação no Facebook, Instagram e um canal no Youtube, sendo este último um excelente canal de divulgação de conteúdo técnico. Além disso, trabalham com divulgação em jornal e feira especializada do setor.

Diferenciais

A concorrência existe em todos os mercados, isso é fato. Mas o que a Tele Silk tem de diferente para atrair e fidelizar os seus clientes? Segundo a Camila, a empresa se preocupa com cada cliente, seja ele iniciante ou um profissional mais experiente e tenta entregar as informações necessárias para uma experiência de compra completa.

“O foco é que qualquer pessoa, profissional da área ou não, encontre o produto correto para a sua necessidade. Extrapolamos e muito as informações fornecidas pelos fornecedores, deixando de antemão todas as respostas à dúvidas coletadas ao longo de anos no atendimento presencial”, explica.

Experiência com Magento próprio x Signashop

Quando o e-commerce da Tele Silk chegou até nós, estavam utilizando o Magento próprio e a Camila conta que tiveram muitas dificuldades. Ela começa a entrevista fazendo uma analogia: “pense em um livro recentemente impresso e o mesmo livro em uma edição de 50 anos atrás, possivelmente, em inglês”. Para ela, a forma como o conteúdo é apresentado no Magento próprio, exige do empresário muito mais tempo (que ele não possui) para conseguir acessar às informações. “São capítulos e mais capítulos de uma ferramenta robusta, feita por programadores e para programadores”, declara.

De acordo com Camila, a estrutura de organização do Magento próprio não é nada intuitiva e muito complexa. Conta que no início não sabia por onde começar e quais os caminhos corretos para o preenchimento da plataforma e lançamento da loja virtual.

Falando um pouco sobre o Signashop, ela explica as mudanças positivas que encontrou com a plataforma. “Antes de tudo, o Signashop é uma excelente tradução de uma ferramenta extremamente complexa, do mundo da programação para o mundo empreendedor”, diz.

Para ela, a experiência foi bem mais intuitiva: “Com uma apresentação amigável e atual, a plataforma é assimilável a qualquer um que não tenha tido contato com programação, especialmente, por incluir um treinamento extremamente refinado e competente”, declara.

Camila ainda comenta que o Signashop permitiu que eles focassem no que realmente importa, podendo traçar um ponto de partida, um caminho e um objetivo final. “E este objetivo final, está longe de ser um final em si. À medida em que progredimos, somos colocados em contato com ferramentas mais sofisticadas, para manter um constante aperfeiçoamento da loja virtual”, explica.

 “O Signashop construiu um atendimento objetivo, ágil e que se importa com as necessidades, medos e angústias do cliente”. Camila Erharter

Por fim, pedimos a Camila que desse algumas dicas para quem está pensando em abrir uma loja virtual. E ela foi categórica: “Primeiramente, tenha em mente que uma loja virtual requer os mesmos cuidados que uma loja física, dentre eles, organização e manutenção sempre. Imagine que a plataforma na qual você irá criar a sua loja virtual é como um imóvel que está sendo alugado”.

Para ela, este local deve:
– ter espaço suficiente para armazenar os produtos de forma eficiente e organizada;
            – contribuir para que os clientes consigam chegar;
            – garantir que os clientes sintam-se seguros;
            – proporcionar a infraestrutura para venda;
            – auxiliar na organização de cada item no seu devido lugar.

“Lembre-se que montar uma loja leva tempo e energia. Empregue-os como uma empresa séria, para não se decepcionar e ter que fazer todo o serviço duas vezes (digo isso, por experiência própria)”, finaliza.

E se você assim como nós ficou se perguntando onde está o seu Antônio, saiba que hoje ele e dona Jubi desfrutam do trabalho de uma vida na nossa doce Santa Catarina.

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