Flat Lay no e-commerce: por que apostar nessa tendência?

Flat Lay no e-commerce: por que apostar nessa tendência?

Tendemos a gostar mais de imagens organizadas, onde todos os elementos estão alinhados e cada coisa está em seu devido lugar. Prova disso é o infográfico de tendências criativas de 2016, divulgado pela Shutterstock. Ao observar as buscas feitas em seu site e levando em consideração os downloads efetuados, o estudo revelou que o Flat Lay é uma principais tendências globais para esse ano. Portanto, por que não aproveitar toda a popularidade desse conceito e aplicá-lo em sua loja virtual? E se você ainda não sabe o que é ou como utilizá-lo, elaboramos esse post que irá te explicar como o Flat Lay no e-commerce pode ser algo positivo.

 

Flat Lay no e-commerce
Foto: Shutterstock

O que é Flat Lay?
Você provavelmente já deve ter visto fotografias onde os objetos estão organizados em uma superfície plana e são vistos do alto, não é? Pois bem, o nome dessa técnica é Flat Lay, famosa pelo resultado da composição das imagens, que é extremamente agradável aos olhos. “A efetividade da técnica se dá devido a fatores psicológicos. Processamos melhor as informações que estão bem organizadas, ao mesmo tempo em que somos atraídos por objetos de consumo. O Flat Lay é uma união das duas coisas: objetos e organização”, explica Igor Bachmann de Mello, Web Designer da Signativa.

O primeiro Flat Lay – também conhecido como Knolling – surgiu em 1987, após Andrew Kromelow, um faxineiro que trabalhava na loja de móveis Frank Gehry, pegar coisas espalhadas pelo seu local de trabalho e organizá-las sobre uma mesa, em ângulos de 90 graus. Porém, o método ganhou visibilidade apenas em 2009, após o escultor Tom Sachs o adotar como forma de arte. Atualmente, o conceito virou uma verdadeira febre em redes sociais como Instagram e Pinterest. Diversas marcas também já utilizam o Flat Lay no e-commerce.

Como utilizar o Flat Lay no e-commerce?
É preciso atrair a atenção do consumidor no momento em que ele entra em seu site. Utilizar recursos visuais para se destacar é uma das melhores formar de fazer isso. “É fácil entender por que o Flat Lay no e-commerce é uma ferramenta de vendas poderosa. Apresentar os produtos de forma atraente, organizada e dentro de um contexto, tende a estimular o lado emocional do consumidor e pode levá-lo a finalizar a compra”, relata Igor.

Para aplicar essa técnica em sua loja virtual, você deve tomar alguns cuidados com a iluminação, plano de fundo, composição, produtos, entre outras coisas. Tudo precisa ser planejado, para que o efeito necessário seja alcançado. Explicaremos todos os passos para criar fotografias no estilo Flat Lay a seguir. Confira:

1. Tome cuidado com a iluminação
Esse é o básico de qualquer fotografia, nós sabemos. No Flat Lay esse detalhe é ainda mais importante, pois cada elemento precisa ser destacado. Sendo assim, uma iluminação ruim pode comprometer todo o conjunto da obra. Fique atento a essa questão e fotografe na luz natural do ambiente. Se for utilizar luz artificial, tome cuidado com as sombras, que podem comprometer a qualidade da imagem.

2. Escolha o melhor plano de fundo
Os verdadeiros protagonistas da fotografia são os objetos, por isso, o plano de fundo deve ser o mais simples possível. A superfície não deve tirar a atenção do que está em primeiro plano, portanto, certifique-se de que o contraste não se perca. Fundos brancos ou superfícies como madeira, papel e tecido são ótimas opções e não tiram o foco da imagem.

3. Pense na composição da fotografia
Combine diferentes acessórios na fotografia, mas deixe claro qual é o elemento de destaque. Uma boa ideia para tornar a imagem ainda mais atrativa, é montar um pequeno cenário, com livros, revistas e flores. Nesse processo, lembre-se que o produto que você está vendendo deve estar sempre em evidência. Se você tem uma loja de roupas e acessórios, por exemplo, é possível fazer ótimas combinações apenas com seus itens.

 

Flat Lay no e-commerce
Foto: StyleCaster

4. Escolha as cores com cuidado
Você deve escolher paletas de cores que combinem com seus produtos. Mesmo que algumas combinações sejam diferentes e com tons fortes, elas devem ser pensadas e planejadas antecipadamente. Caso tenha dificuldades para escolher a paleta adequada, você pode acessar esse link e conhecer diversas ferramentas que irão te ajudar nesse processo.

5. Reúna os produtos
Por fim, reúna os produtos para criar suas fotografias no estilo Flat Lay. Por exemplo: se você tem uma loja de cosméticos, é possível combinar as maquiagens com acessórios e outros elementos similares. O importante é criar composições que estejam em harmonia, a fim de conquistar a admiração dos visitantes.

 

Flat Lay no e-commerce
Foto: StyleCaster

O que você acha de aplicar essa tendência em seu e-commerce? Conta pra gente o que achou dela nos comentários!

Se ainda não conhece a plataforma de e-commerce Signashop, saiba mais sobre nossos planos e cadastre-se (vai levar só 2 minutinhos).

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.