Você sabe por que os termos de uso são importantes no e-commerce?

Você sabe por que os termos de uso são importantes no e-commerce?

Quando você abre um negócio, precisa planejar e pensar previamente em uma série de questões. Uma das mais importantes, e que muitas vezes é deixada de lado, diz respeito aos impasses judiciais, que poderiam muitas vezes ser evitados. No e-commerce, isso pode ser resolvido através dos termos de uso. Você sabe como funciona? Confira o post que preparamos e entenda.

O que são os termos de uso?

O termo de uso é um um contrato virtual e serve para deixar o cliente a par de seus direitos e deveres e para que conheça as obrigações e prerrogativas do fornecedor. Este contrato atua de forma preventiva, onde o lojista se resguarda de uma série de problemas cotidianos em relação a compra e venda de produtos na internet.

Ele estabelece detalhadamente qual o produto deve ser comercializado e outras informações essenciais para a venda de fato. Entre elas podemos listar os prazos, valores, formas de pagamento, direitos e obrigações de cada uma das partes, formas de rescindir ou desistir da compra, dentre outras.

Este documento é formado por diversas cláusulas e tem como objetivo esclarecer todas as dúvidas e questões que possam surgir.

Qual a importância?

Antes de mais nada, os termos de uso são uma segurança legal para o lojista. Uma das grandes preocupações dos empresários em relação aos termos de uso é que esta seja uma ferramenta para proteger a empresa em possíveis procedimentos jurídicos e isso de fato acontece.

Porém, não é algo que se vê todos os dias, afinal esses procedimentos surgem à medida que os clientes vão tomando conhecimento do negócio e de fato comprando.

É importante lembrar também que o consumidor deve conhecer sobre aquilo que está prestes a comprar/utilizar. Sabemos que a maioria das pessoas assinala o campo de “li e concordo com os termos de uso” sem de fato tê-lo lido. Contudo, isso não isenta a proteção da loja virtual, pois o documento está disponível para leitura antes da finalização da compra e permanece de fácil acesso para ser consultado a qualquer momento.

Não pense em economizar na elaboração dos termos de uso. Mesmo que hajam vários modelos prontos na internet, é necessário ter muito cuidado. Cada modelo de negócio tem suas próprias regras e todas as cláusulas devem ser tratadas de forma singular.

Por isso, se você ainda não tem seu termo de uso ou está pensando em abrir um e-commerce, procure um profissional capacitado para elaborá-lo. Desta forma você se isenta de muitos problemas e garante mais segurança em sua loja virtual.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no final do post, vamos adorar respondê-lo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.