Para ter uma operação online de sucesso, é preciso dominar muitas áreas. Contar com uma plataforma completa, uma logística estruturada e boas estratégias de marketing, é fundamental. Entretanto, a retaguarda do e-commerce exige outros recursos e investimentos para gerar resultados.
Com o aumento da concorrência e também do volume de vendas, torna-se essencial investir na análise dos dados para trazer mais assertividade aos negócios. Obter conhecimento relevante a partir de dados coletados, como clientes, concorrentes, fornecedores etc, pode se tornar uma grande vantagem para as empresas.
Essas informações chamadas de Business Intelligence (BI), quando associadas ao ERP e ao CRM, possibilitam que os lojistas tenham um melhor poder de decisão, sem agir somente pelo “feeling”. Com isso reduzem os erros e alcançam resultados mais assertivos.
Eficiência
Ao usar um sistema de Business Intelligence em sua loja virtual, você consegue avaliar a navegabilidade do site, identificar as páginas mais visitadas, o abandono de carrinho, produtos mais considerados no cross selling e outros fatores de grande relevância para que o consumidor tenha a melhor experiência online.
Entendimento
Através do BI é possível identificar o que os consumidores compram, qual a frequência, o tíquete médio entre outras informações. A partir disso, você consegue saber a duração do ciclo de vida de cada produto, sua curva de vendas e o impacto de ações promocionais sobre o comportamento dos clientes.
Estratégia
Saber de onde vem o tráfego do site, o que gera mais fluxo e/ou vendas, o ROI de cada ação de marketing entre outros pontos é crucial. A análise desses dados te permite compreender quais são as buyer personas de seu negócio, e dessa forma, saber a melhor maneira de abordar os clientes e quais tipos de conteúdo geram mais engajamento e vendas.
Você também pode utilizar o Business Intelligence para identificar as palavras-chave que geram mais desempenho e quais trazem novos visitante para seu e-commerce. Os links patrocinados são uma maneira eficiente de gerar tráfego para o site. Mas somente com o uso de BI é possível saber quanto investir em cada palavra-chave para alcançar o público adequado, no momento certo e ainda obter um retorno positivo.
As estratégias de marketing digital evoluíram bastante e o acesso aos dados permite entender cada vez mais o consumidor. Por isso reforçamos que, para compreender melhor comportamento do consumidor, para obter melhores resultados e realizar ajustes em tempo real, é fundamental contar com uma infraestrutura de Business Intelligence eficiente. Sem dúvida, isso será fundamental para o sucesso do seu negócio, tornando seu e-commerce cada vez mais produtivo.
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Dai
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.
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