Sabemos que existem diversos fatores que contribuem para o sucesso de um e-commerce e quanto falamos em sucesso estamos falando em conversão. A gestão tem um grande peso nesse aspecto. Porém, em algumas situações, como em um serviço terceirizado, o lojista não tem total controle.
Seja um método de pagamento ou um sistema de cálculo de frente, todas as frentes desse ecossistema que é um e-commerce, assim como o empresário, precisam se preocupar com a performance do negócio. Se o tempo o tempo de resposta de um sistema terceiro não for bom, por exemplo, pode comprometer o desempenho da loja e impactar diretamente na taxa de conversão.
Entretanto, nem todo lojista pensa dessa forma, ou não dá a devida importância à performance. Sabendo disso, resolvemos trazer um caso que aconteceu recentemente com um de nossos clientes, ao utilizar dois sistemas de cálculo de frete. Confira.
Experiência
Há pouco tempo Caio, nosso cliente, teve um gargalo em sua loja que derrubou a taxa de conversão para 1%, sendo que sua taxa normalmente era de 2.5%. Mas como? Bom, ele percebeu que essa queda se deu por conta da mudança no cálculo de frete.
Anteriormente ele usava duas soluções de cálculo de frente, vamos chamar de “Solução de frete 1” e “Solução de frete 2”. Ao cancelar a Solução de frete 1, ele ficou com a segunda opção para calcular no front… (até então, ele usava essa opção apenas para as outras operações logísticas). Percebendo essa queda, ele voltou atrás e reativou a Solução de frete 1 para o cálculo de frete, mantendo a solução 2 como era originalmente.
Em pouco tempo a conversão voltou a subir abruptamente e ele compreendeu a grande importância da performance em um e-commerce. Depois disso, ele começou a analisar quais outros pontos poderia mexer para performar melhor.
Uma de suas ações foi otimizar as imagens da nova coleção manualmente antes de subir pro site. A sua nota no PageSpeed, que já era boa (em torno de 93% e 98%), chegou a nota máxima com 100%. Vale ressaltar que esse cliente já tinha uma boa taxa de conversão por trabalhar com um nicho e ser bem assessorado por um agência em relação a layout e patrocínio da marca.
Continuidade
Apesar de ter atingido a nota máxima no PageSpeed, essa pontuação não é constante e ela pode baixar se o lojista “desacelerar” nas estratégias e ações. Portanto, é necessário estar sempre atento a todos os detalhes e processos da operação para garantir que essa boa performance dure.
O que achou dessa experiência? Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Entre em contato conosco, vamos adorar atendê-lo.
Dai
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.
Deixe uma resposta