Calculando a dimensão de um produto no e-commerce

Calculando a dimensão de um produto no e-commerce
Dai 11 de setembro de 2020 Blog

O processo de compra vai muito além da venda do produto. Existem outras etapas tão importante no processo, como é o caso do envio do produto. Aqui é fundamental ser preciso na hora de calcular as dimensões do produto antes de cadastrá-lo na loja virtual.

Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas para esse cálculo. Confira.  

Impactos na loja virtual

Saber as dimensões do produto é essencial para o cálculo de frete. Afinal, se elas estiverem incorretas no cadastro, pode causar algum problema na hora de enviar, como um frete mais alto do que o produto necessita ou a impossibilidade do envio – caso o peso e medida ultrapassem o que foi pago pelo cliente. 

Por isso, um cálculo errado pode trazer prejuízo e fazer você perder vendas.

Calculando as dimensões 

Já vimos a importância das dimensões de um produto estarem cadastradas corretamente, mas como calculá-las de fato? 

A primeira coisa a ser feita é inserir em sua plataforma as seguintes informações: Peso (kg), altura (cm), largura (cm) e comprimento (cm). As medidas e peso já devem considerar o produto embalado, exatamente como será enviado ao cliente. Lembrando que essas informações não serão adicionadas na configuração de frete e sim no cadastro do produto. 

Exemplo prático:
Peso: 0,400 kg (produto) + 0,70 kg (embalagem) = 0,470kg 
Altura: 5 cm (já embalado)
Largura: 15 cm (já embalado) 
Comprimento : 25 cm (já embalado)

De fato, essa é uma parte um pouco trabalhosa, mas essencial para que o seu cálculo de frete saia corretamente.

Marketplace

Os marketplaces integrados a sua loja virtual também usarão essas dimensões para o cálculo de frete. Exceto em condições especiais do Mercado Livre ou outro marketplace, que possui sua própria regra de frete grátis.  

Portante, para não perder para os concorrentes dentro do marketplace devido o valor do frete, é fundamental que as dimensões sejam precisas.

Frete

Sabemos que o frete é um fator de decisão de compra muito relevante para o consumidor. Por isso é tão importante calculá-lo corretamente.

De fato, é mais trabalhoso medir cada produto separadamente. Entretanto, se você “chutar” as dimensões, pode encarecer o frete do produto e até fazer com que o cliente desista da compra. O consumidor sempre optará pelo frete mais baixo, pois enxergam o frete como um gasto extra. 

Tire um tempo para fazer o cadastro correto da dimensão de um produto no e-commerce e certamente terá melhores resultados. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Post your comment