O que esperar do comércio eletrônico pós-pandemia

O que esperar do comércio eletrônico pós-pandemia
Dai 6 de julho de 2020 Blog

Já se passaram alguns meses desde o início da pandemia. E com isso, as empresas precisaram se adaptar às mudanças. Afinal, algumas coisas que eram para ser temporárias, estão se tornando cada vez mais definitivas. Uma delas é a compra online.

Essa questão levantou a pesquisa da Social Miner em parceria com a Opinion Box, chamada de “O futuro do consumo num cenário pós-covid-19”. De acordo com a pesquisa, 62,7% dos participantes entrevistados pretendem continuar comprando nos mercados/feiras tanto online quanto em lojas físicas. 

Em relação aos eletrodomésticos, 32,7% dos participantes planejam comprar online, assim como 32,6% devem continuar comprando produtos eletrônicos e de informática através do e-commerce. 

Quanto ao delivery, que está em alta neste período de isolamento social, 19,6% vão continuar fazendo seus pedidos online. Já 68,4% declararam que vão mesclar entre o offline e o online. 

Ainda de acordo com os entrevistados, 45,4% continuarão estudando 100% online, pois aprovaram o sistema EAD.

Confira como os clientes pretendem aproveitar o online e também do offline:

Fonte: Social Miner.

Os participantes no geral, informaram que têm maior sensação de segurança ao comprar em sites já conhecidos. Marketplaces de peso e marcas influentes tiveram prioridade para 18,5% dos entrevistados. O público AB, que normalmente já está acostumado às compras online, foi o que mais comprou em lojas que ainda não conhecia, total de 23,47%. 

Com isso podemos perceber que existe sim espaço no comércio eletrônico, principalmente para aqueles que estão migrando de suas lojas físicas. Além disso, 22,4% dos entrevistados, revelaram comprar online de lojas que já conheciam no offline.

Como os consumidores encontram as lojas virtuais? 

Segundo a pesquisa, 46,3% dos respondentes usaram mecanismos de busca, especialmente o Google. Já 38,7% utilizaram aplicativos, seguidos de 31,3% encontraram via Instagram. Além disso, foram citados também os anúncios, Facebook e indicação de amigos.

Experiência de compra online

Boa parte dos entrevistados, 72,4%, teve boas experiências ao comprar online. Felizmente isso não é uma surpresa, afinal as compras online estão cada vez mais seguras e as opções de entrega também estão mais flexíveis e rápidas.

 Fonte: Social Miner.

O isolamento social reforçou ao consumidor o quanto o online é prático e pode auxiliar a sociedade em seus piores momentos. A pandemia mudou o comportamento de consumo dos clientes e hoje estão mais abertos a esse novo formato de compra, que é o online. 

Como está sendo esse período no seu e-commerce? Ainda não tem uma loja virtual? Não perca mais tempo, entre em contato conosco e crie agora mesmo.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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