Como criar um clube de assinaturas no e-commerce

Como criar um clube de assinaturas no e-commerce
signativa 21 de dezembro de 2021 Blog

Cada vez mais pessoas têm aderido ao modelo de clube de assinaturas. Isso porque essa opção oferece muitas vantagens. Já era um modelo bastante usado por jornais e revistas, mas tiveram uma ascensão e agora são utilizados em diversos tipos de negócios.

Segundo a ABcom, mais de 800 empresas estão neste mercado, que chega a movimentar R$ 1 bilhão por ano no país. O clube de assinatura funciona bem para segmentos como livros, comidas, bebidas, cosméticos, higiene e etc.

O que é um clube de assinatura?

O clube de assinatura é um modelo de negócio, que ressurgiu graças ao empreendedorismo digital. Através do avanço da internet e o crescimento do e-commerce no Brasil, o clube de assinatura voltou a se popularizar.

Na prática, as marcas e lojas virtuais oferecem planos aos seus clientes. Os assinantes recebem em casa, periodicamente, uma caixa com produtos selecionados. O intuito é fidelizar o consumidor, oferecendo uma experiência personalizada e exclusiva, como se realmente  fizessem parte de um clube.

Vantagens do clube de assinatura

Uma das grandes vantagens para o consumidor, é o preço. Afinal, um produto adquirido no plano ele sempre será menor do que o comprado separadamente. Além disso, o cliente economiza o frete que seria cobrado pelo envio de cada mercadoria unitária. 

Para as empresas, a principal vantagem é a garantia de renda mensal. Através das assinaturas, é possível prever de uma forma mais assertiva quanto o negócio vai receber. Além disso, a empresa consegue utilizar esse modelo de negócio para lançar novos produtos no mercado. 

Como criar um clube de assinatura no e-commerce

Você que deseja implantar este modelo de negócio em seu e-commerce, precisa ficar atento a alguns pontos. Entre eles estão o produto ou serviço que vai oferecer, o público que pretende alcançar e o preço que vai cobrar. Separamos algumas dicas, confira.

Analise seu produto/serviço

Apesar das muitas vantagens do clube de assinatura, você deve analisar se o seu produto ou serviço se encaixa nesse formato de negócio. Feito isso, veja como você pode se destacar. Lembrando que os assinantes buscam por produtos que já são referência no mercado, de alta qualidade, ou lançamentos.

Portanto, quanto mais específico e exclusivo for o seu produto, maiores serão as chances de o seu clube de assinaturas prosperar. 

Conheça seu público-alvo

Também é preciso avaliar o seu público-alvo. Seus consumidores podem se interessar por um clube de assinatura? Eles precisam receber os seus produtos com frequência? Estariam dispostos a pagar um plano mensal por este serviço?

Uma boa estratégia pode ser utilizar o conceito de curadoria. Isso pode chamar a atenção e despertar o desejo dos usuários pelo que o seu negócio está oferecendo.

Ofereça opções de planos e preços 

Um clube de assinaturas normalmente oferece planos e pacotes variados, com preços flexíveis para atender ao público com perfil e poder aquisitivo diferentes. É necessário levar em conta que quanto mais produtos estiverem incluídos no kit maior pode ser o preço da assinatura. O mesmo se dá para o nível de exclusividade e para a qualidade dos produtos oferecidos.

Também é comum que os assinantes optem por um plano mais barato no início, para conhecer o serviço e depois avancem para um pacote mais completo. 

Abuse da Unboxing Experience

A Unboxing Experience é um dos maiores atrativos dos clubes de assinaturas. Muitos influenciadores digitais gravam vídeos abrindo as caixinhas e compartilham em suas redes sociais. Essa divulgação é fundamental para atrair clientes. O consumidor será influenciado a aderir ao clube de assinaturas e postar também em suas redes sociais quando receber suas caixas mensais.

Abrir a caixa e encontrar bons produtos acompanhados de brindes é o que mais atrai assinantes. Aqueles produtinhos extras que eles não estavam esperando podem fazer com que se sintam valorizados e vejam ainda mais vantagem em assinar o seu serviço.

Meio de pagamento

Outro ponto importante é o meio de pagamento escolhido. O lojista trabalha com recorrência, e por isso precisa de um meio de pagamento automatizado. Afinal se torna inviável realizar tudo manualmente. Algumas lojas trabalham com cartão de crédito parcelado, mas neste caso o limite do cartão do cliente fica comprometido e será necessário uma renovação periódica. O ideal é que o meio de pagamento ofereça este recurso de cobrança recorrente, como é o caso do Signapay, Braspag e Moip, por exemplo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o clube de assinaturas, que tal colocar em prática em seu e-commerce? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

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